segunda-feira, fevereiro 06, 2006

O Contra-Ataque


Continuo a ter dificuldade em perceber a celeuma em torno das caricaturas feitas acerca de Maomé, não pela eventual ofensa sentida pelos muçulmanos, mas pela desproporção de consequências que gerou.
Julgo que só os mais radicais estão interessados nesta confusão, sejam os fundamentalistas islâmicos e sionistas, sejam as extremas-direitas europeias xenófobas.
Além disso, parece-me algo ilógico e paradoxal associar as estratégias de movimentos xenófobos europeus a uma investida sionista anti-muçulmana, mas enfim...
Só que agora temos direito a um contra-ataque, teoricamente nos mesmos termos da sátira desenhada, por parte de algumas organizações islâmicas, como esta, a Arab-European League.
Por mim tudo bem, já que se invoca o direito à liberdade de expressão para atacar exactamente quem a defende.
Só gostaria é que os cartoons do dia tivessem todos a mesma graça do de hoje (até tem umas certas ressonãncias nacionais, se as almas mais sensíveis não levarem a mal) e que não pusessem o Hitler na cama com a Anne Frank como em outro caso, porque isso não é xenofobia ou crítica política, mas apenas uma alusão pedófila ridícula.

AV1 (com cartoon não assinado)

Sem comentários: