sábado, fevereiro 18, 2006

RENitências 2



No Rosário em plena zona de sapal, foram recentemente ampliadas as instalações da Comimba.
(antiga seca do bacalhau)

Os novos armazéns ocuparam a margem do rio até às antigas salinas e mesmo até ao pé da praia do Rosário, que como se sabe é um espaço de nidificação de espécies protejidas de aves de que os flamingos são os mais emblemáticos.

A área de armazéns triplicou e a empresa que ainda se chama "Comimba", mas que soubemos ser já pertença da "Riberalves", inclusive, já anda a recrutar novos trabalhadores.

O que eu questiono é porque há necessidade de construir estes armazéns junto ao rio.

Não poderão estas indústrias, ser construídas na zona industrial da Moita ?

A seca do bacalhau já não é feita ao ar livre como antigamente e sim por métodos industriais dentro dos armazéns.

AV2, continua...

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora aí está uma noticia sem qualquer fundamento, demonstra que quem a colocou não tem o menor conhecimento da zona onde estão implantados o armazens da COMIMBA (seca de Bacalhau)
As instalações foram ampliadas sim, mas dentro da área já delimitada à mais de 30 anos, não tendo expandido para a margem do rio ou mesmo para as antigas salinas, portanto não interfere em nada com o espaço de nidificação das especies de aves protegidas.
Mais informo que a Comimba tem sido colaboradora na medida em que tem apoiado entidades para estudos das aves, dentro das próprias instalações, dou o exemplo da ultima, (Centre for Ecology, Evolution and Conservation of East Anglia.) School of Biological Sciences, entre outros.
Entendo que se podiam contruir as fábricas nas zonas industriais, mas neste caso trata-se de uma empresa que está implantada à mais de 30 anos e não apresenta nenhum tipo de inconveniente, nem a nivel de poluição, tanto ambiental como sonora.

Saudações Alhos Vedrenses.