quarta-feira, agosto 09, 2006

Os males da terra I

O Carneirismo

Como nem tudo podem ser alegrias, e por causa de uma foto do Oliude no AVCity, fui obrigado a recordar-me daquele que é um dos grandes males do pessoal de Alhos Vedros, aquele que por aí foi ficando, por gosto ou inércia, comodidade ou falta de oportunidade, e que na minha opinião é uma abundante dose de carneirismo que faz com que, no fundo, no fundo, todos fiquem satisfeitinhos com a situação que está, desde que não toquem no que consideram ser a sua vidinha. Os do "topo" querem tudo pacificado, cordato e mansinho, pois é assim que se conseguem manter por cima mesmo com míngua de talento ou mérito.
Os de "baixo", infelizmente, já só querem que a vida não lhes reserva piores surpresas e que ao fim do mês, a prestação da casa e do carro fique paga, sem ser necessário cortar nos morfes e nas bicas.
Os do "meio" já se ficam pelas desculpas do costume, do 2antes assim que pior" ou "eu só cá venho para dormir".
Sei que ainda há outros, a chamada "elite cultural" alternativa que, não sendo da situação, também não está propriamente contra e muito menos ousa levantar cabelo encrespado ou a voz contra os do topo com os quais, de certa forma e verdade seja dita, até se identificam, mesmo quando os criticam à boca miúda.
Enfim, feitios.
Mas cada um é como cada qual e eu, ovelha negra e ranhosa, só tenho de tentar passar despercebido na poeirada que anda pelo ar, balir baixinho e assoar-me logo que possa.

AV1 (com foto do Oliude)

Sem comentários: