sábado, agosto 05, 2006

Só uma sugestão

Considero altamento estimáveis as recentes preocupações de blogueiros vizinhos em preservar a memória da Baixa da Banheira que, mesmo sendo recente, tem espaços específicos e imóveis típicos, imagens de um imaginário da comunidade que não devem ser esquecidas.
Mas, mais do que a declaração dessa evocação, o que muito interessa é proceder a esse registo.
Mesmo se com algum atraso e com acesso a arquivos individuais não muito extensos, foi o que no AVP se fez com a existência de um arquivo de algumas centenas de imagens sobre Alhos Vedros e não só (de tudo um pouco desde o Seixal a Alcochete), nisso tendo sido seguidos pelo Brocas e o Oliude.
Muitas delas têm sido aqui divulgadas, até por mais de uma vezes como as que ilustram este texto.
Que tal então, menos palavras e mais acção, caros vizinhos?
É que se esperarem muito, nada vai restar do casario chão e humilde que fazia a marca da povoação original nascida em torno da Estrada Nacional e da linha do comboio, casinhas construídas à razão dos pedidos dos operários que trabalhavam no Barreiro e com as rendas a serem calculadas nos anos 50 na base dos 10$00 a divisão.
Diz quem sabe e quem tem o poder de mando nessas coisas, que casas velhas não passam de umas quantas paredes que para ali estão e não dão lucro a ninguém.
Se aqui não conseguimos levar a água ao nosso moinho porque andam a destruí-lo com a desculpa da "requalificação", que sejam vocês a levar a carta a Garcia.
Até estão melhor colocados e melhor vistos, por isso...

AV1 (fotos do arquivo AVP)

Sem comentários: