segunda-feira, fevereiro 21, 2005

As eleições a nível local

Em termos distritais, Setúbal (tal como Évora e Portalegre) foi um dos distritos em que a CDU esteve em contra-ciclo, perdendo 0,6%.
No concelho da Moita, a descida foi equivalente e na freguesia de Alhos Vedros de 1,2%.
Apesar de tudo, a Moita foi o concelho onde a CDU obteve uma maior percentagem no distrito (28,8%), mesmo se não foi um daqueles em que subiu (casos de Alcochete, Grândola, Montijo, Sesimbra) ou em que perdeu menos.
Significa isto que em Setúbal, a CDU está a sofrer cada vez mais com a subida do Bloco.
Significa isto que, na Moita, o sofrível desempenho da CDU se deve à incapacidade das oposições locais (Bloco à parte) se apresentarem com propostas animadoras.
Na Moita, o PS avançou pouco mais de 3% em relação a 2002 (no distrito avançou 4,4%), apesar de perdas superiores a 7% do PSD.
As próximas autárquicas, por este andar, vão ser disputadas (quase) taco a taco entre a CDU e o PS mas, por este andar, os socialistas não vão lá. E olhem que perderem para a dupla Lobo/Garcia é obra. Quando deixarem de produzir críticas em catadupa, mas avulsas e desarticuladas, talvez pensem em apresentar figuras credíveis e propostas coerentes. O resto são flores para consumo interno e para ganhar créditos nas estruturas rosinhas.

Sem comentários: