sábado, fevereiro 26, 2005

O Alfarrábio XI

Secção Biblioteca Básica do Marxismo-Leninismo



Às vezes fico preocupado com o que está por trás da simpatia dos meus amigos que me fazem herdeiro de alguns dos seus haveres literários.
Para eles, eu devo ser o maior coleccionador de tudo o que tem folhas, letras e imagens que existe.
Há uns tempos, "herdei" uma série de coleccionáveis que saíram com o Público e o Diário de Notícias ao Domingo, sobre Tesouros da Humanidade, o Século em Imagens, etc, etc. Lá mais para trás herdei um ano completo de Tintins (esta foi uma bela herança).
Ainda mais para trás, um amigo dos tempos da Faculdade a quem faleceu uma pessoa de família, que tinha uma enorme biblioteca a que os herdeiros não sabiam o que fazer, decidiu doar-me uma parte da secção de política que não venderam a um alfarrabista, com destaque para as obras de Lenine em edições da primeira metade dos anos 70. As edições vermelhas são, muito apropriadamente, traduções para inglês feitas pela Progress Publishers de Moscovo, enquanto as esverdeadas são da International Publishers de Nova York. Qualquer das edições é incomparavelmente melhor do que as traduções que por cá se fizeram após o 25 de Abril.
O Marxism on the State é formado pelos escritos preparatórios para a elaboração exactamente do State and Revolution, onde Lenine apresenta a sua revisão da teoria marxista do Estado.
Ou seja, está aqui a explicação da origem do desvio estatizante do regime soviético.
É interessante de ler, especialmente para os que falam, falam, e não dizem nada de jeito sobre o assunto.

Sem comentários: