quinta-feira, fevereiro 24, 2005

De volta à santa terrinha

Entre a papelada acumulada dei com os meus exemplares do Boletim Municipal da Moita.



Curioso, ou talvez não, não recebi nenhum desde o Verão de 2003, sendo o último acho que o 28 da nova série. Eu sei que quase coincide com o nascimento deste blog (Outubro de 2003), mas não quero acreditar em nexos de causalidade. Vivemos em clandestinidade, por certo que não serão represálias.
Mas, vamos ao que interessa.
Curiosa, ou talvez não, é a evolução do culto da personalidade dos últimos Presidentes de Câmara.
Em meados dos anos 90, as fotos de José Luís Pereira são escassas, quase se limitando ao Editorial em algumas edições.
Quando chega ao poder João de Almeida é a explosão. O número mínimo de fotos do Presidente da Câmara anda pela meia dúzia (chegam por vezes quase à dezena), em inaugurações, colóquios, visitas e o que mais houvesse para aparecer.
Representando a sucessão na continuidade, o João (Lobo) que se seguiu, manteve o hábito de sorrir para a Câmara em numerosas ocasiões que acabam estampadas no Boletim. A excepção são os meses de Verão em que a canícula aperta e o homem deve ir a banhos, pelo que está menos acessível. Em sua substituição aparece Rui Garcia, claramente menos fotogénico (aquelas poses de perna meio aberta e mãos cruzadas fronte à genitalia dispensavam-se) mas que aparece no boneco muito mais vezes em várias edições do que José Luís Pereira num ano inteiro. Enfim, nada de mais.
Foi só um àparte.
Uma curiosidade.
Um pequeno nada.
Um sinal dos tempos.
A demonstração que estou com tempo a mais para gastar.

Sem comentários: