segunda-feira, fevereiro 28, 2005

O Rio

Já está online a edição nº 171 de O Rio, onde se faz o rescaldo das eleições de 20 de Fevereiro.
Quem quiser saber mais pode sempre coltar a ler alguns posts nossos dos dias 20 a 22 ou então comprar a edição em papel de O Rio (como nós faremos amanhã) mas, de qualquer forma, registam-se aqui dois pequenos excertos que consideramos dignos de menção:

No documento do PS (p. 7) sobre as eleições, referem-se os resultados da "histórica freguesia de Alhos Vedros". É bonito e fica bem. Parece que nenhum dos colaboradores regulares do blog votou no PS mas, de qualquer modo, regista-se com agrado o cuidado colocado na expressão usada.

Já o documento do CDS-PP (p. 11) termina com o seguinte apelo a Paulo Portas. "O Partido pede-o, o centro e a direita reclama-o e Portugal merece-o !"
Bom, é assim: não sei se Portugal o merece, mas se o centro e o direita o reclamam, a expressão deve ser "o centro e a direita reclamam-no" ou "o centro-direita reclama-o". É que esta passagem vem num parágrafo em que não se vislumbra outro sujeito, no singular, que se aplique ao predicado em causa. É como aquela, ou "a gente vai" (o que é um bocado para o "portuga") ou "nós vamos", agora "nós vai" não pode ser. Sabemos das dificuldades do CDS em matéria ortográfica (vejam-se os cartazes de Coimbra contra a "co-inceneração"), mas já era tempo de arranjarem um explicador. Adiantamos já que esse não é o nosso ramo de actividade por muito que nos chamem "mestres-escola".

Sem comentários: