segunda-feira, fevereiro 28, 2005

O Alfarrábio XII



Em 31 de Janeiro de 1931, um dos principais representantes do Integralismo Lusitano daria uma conferência no Porto em que procuraria demonstrar o erro das economias capitalista e socialista, defendendo a verdadeira economia, nacionalista e cristã. O Integralismo acabaria por ser absorvido pelo Estado Novo e as suas propostas só parcialmente adoptadas por Salazar no seu modelo corporativo. Como curiosidade fica aqui um excerto interessante onde se equiparam capitalismo e socialismo como manifestações similares do espírito materialista, oposto aos ideais do modelo económico nacionalista-cristão.

«Economia falsa é aquela anti-nacional e anti-cristã, do materialismo económico, tanto socialista, como capitalista, cuja venenosa essência do êrro, eu desejo mostrar-vos, está tôda no baixo ideal do máximo prazer como o mínimo esfôrço, o famoso edonístico, considerado como a base da ciência económica.
(...) A estrada da Materialidade, com o duplo ramal da Liberdade e da Igualdade levam à miséria económica e o que é mais, ao suicídio do Homem, à morte da Civilização.»

José Pequito Rebelo, Duas Economias. I Parte - Definição Filosófica (Coimbra, 1931, pp. 6 e 11)

Sem comentários: