quinta-feira, fevereiro 24, 2005

As Religiões I, Os Cristãos e o Cristianismo

As Religiões I
Os Cristãos e o Cristianismo


Todas as religiões, tanto as politeístas como as monoteístas estão para mim no campo da imaginário e da ficção, por isso só posso dar-lhes o mesmo crédito que dou à ficção científica, ou seja gosto de alguma F.C. mas detesto outra.
Vou neste caso referir-me ao Cristianismo, Cristo tem muito pouca culpa do que de há 2000 anos para cá fizeram em nome dele, isto porque parto do princípio de que Cristo foi um homem que nasceu e morreu e não como o único filho de Deus e por isso também ele Deus.
J.Cristo nasceu de uma família de judeus numa sociedade judaica e dentro desse mundo de leis fechadas e da imagem criada de um Deus forte e implacável a que era preciso temer, criou a sua própria concepção de Deus.
Amenizou os instintos cruéis do Deus dos Judeus e humanizou essa mesma ideia.
J.Cristo criou também pela primeira vez a noção que os seres humanos são uma espécie, refigurando ou melhor reperfilando por isso a ideia judaica de que eram eles o povo eleito.
Acho este aspecto do Cristianismo positivo...
Os aspectos que acho negativos são os seguintes:
- O Cristianismo acredita que só se sendo cristão é que se pode atingir Deus, ora isso põe de fora todas as outras religiões, porque as outras religiões não acreditam que J.Cristo é o único filho de Deus.
- As cruzadas que destruíram tantas vidas e tanta cultura nos povos Islâmicos, nunca poderão perdoar que os tenham chacinado, roubado e violado em nome de Cristo “DEUS”, porque eles próprios acreditam num Deus único.
- A inquisição que matou, torturou e espoliou os Judeus, Ateus e Pagãos, também não é grande imagem de marca para o Cristianismo.
- A ideia de existir um paraíso e um inferno depois da morte é uma coisa que até agora nunca se provou e por isso só pode ser entendida no campo da ficção...mas, maior ficção que essa é a certeza que os Cristãos possuem de terem uma alma individual depois da morte !
O pior disto tudo não é existirem Cristãos mas o facto de nos quererem impingir esta ficção, como se fosse realidade !
Acho todas as Religiões similares às drogas, o Cristianismo considero-o uma droga dura, como a heroina, mais vale nunca experimentar, para não se ficar agarrado.
A vida no planeta Terra, tem múltiplas formas e merece ser analisado filosoficamente
Podemos questionar também o Cosmos e as possibilidades infinitas de existência de Vida no Universo, mas considero a religião Cristã extremamente limitativa do conceito existencial, mesmo para nós que somos o público alvo; a espécie Humana.

Manuel Pedro

Sem comentários: