«Cada bloguista, por si só, tem recursos limitados, mas a experiência demonstra que todos em conjunto tendem a fazer bom uso de quanto têm à disposição. O seu chefe é o Google, que representa para blogosfera, aquilo que os ascensores Otis foram para os arranha-céus: não só uma maneira de ir de um lado para o outro, mas a coisa que verdadeiramente torna a estrutura verosímil. E há algo de implacável, que nasce do facto de haver vários milhares de pessoas interessadas que reflectem sobre um dado artigo controlando cada vírgula ou citação deste, utilizando o Google para verificar o seu conteúdo e produzindo uma espécie de fact-checking cumulativo que pode ser formidável.
Por vezes é esmagador o modo como funciona o blogue colectivo, o efeito de investigação da ant colony. Um grupo de indivíduos que trabalham sozinhos é capaz de combinar eficazmente os resultados das pesquisas na blogosfera, fazendo links de e para o artigo original, citando outras fontes e estabelecendo também links recíprocos.» (Giuseppe Granieri, Geração Blogue, Editorial Presença, 2006, p. 83)
.
A leitura é boa para o Verão, não é muito cara e sempre pode iluminar quem pensa que um blog não é um blog, mas um site oficioso, ou que não é um instrumento da democracia mas algo perigoso se não for controlado.
É que dizem que já não há caça às bruxas, mas que la ay, la ay.
.
AV1 (ainda matinal)
2 comentários:
Boa Tarde.
I'm back.
Cansadito das férias?
Enviar um comentário