quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Romarias Políticas

Como o AVP é uma espécie de Deus nesta terra, já deveis saber que temos olhos e ouvidos em todo o lado (não, ainda não é desta que nos convertemos a desvendar segredos de alcova, sofá, cama, chão da cozinha, elevador, banco de automóvel, secretária de gabinete ou qualquer base de sustentação para o acto), pelo que desta vez até acabámos a saber as tramóias que o poder (laico, ateu, anti-clerical, etc, etc) moiteiro anda a preparar relativamente à organização da Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo.
Já sabem que a coisa não faz bem o nosso género. Eu a cavalo só mesmo no carrossel ou em situações que agora não interessam nada.
Mas isso nem vem ao caso.
O que aqui interessa é que a 7ª edição da dita Romaria parece estar envolta em confusões, instrumentalizações manipulações várias, algo que já aqui noticiámos.
Recapitulemos a situação: a romaria a cavalo da Nª Sª da Boa Viagem (Moita) à Nª Sª de Aires (Viana do Alentejo), é uma organização anual da Associação Equestre Moitense. Pela sua importância recebeu uma bênção Papal e destaque na comunicação social nacional e estrangeira. Ainda pelo seu número de participantes é considerada internacionalmente a 2ª maior organização do género.
A Associação Equestre Moitense, de acordo com o que é habitual está a organizar a 7ª romaria, que decorrerá de 2 a 5 de Maio. Por razões de agenda e de compromissos anteriores, a Associação preferiu não partir no dia 25 de Abril, para não misturar realizações de carácter político (Dia da Liberdade) e religioso (início de uma procissão) e ainda porque é intenção da Associação participar no desfile do 25 de Abril pelas ruas da Moita, que é uma organização da CMM.
O facto de não chegarem a Viana no dia 28 Abril (data da procissão da N. S. de Aires), fez com que a Associação Equestre Moitense, se esforçasse por para suprir esse contratempo, nomeadamente ao aproveitar o facto de a 3 de Maio (dia da GNR) os cavaleiros se encontrarem em procissão, pprocurando assim que a GNR se associe a esta iniciativa, levando também a imagem da Nossa Senhora do Carmo. A capela estará aberta para a romaria e disponível para a recepção da romaria.
Como figura a honrar na partida da Moita, foi convidado o Bispo de Setúbal, D. Gilberto.
Usando como pretexto a questão das datas, mas não só, a câmra moiteira, em associação com a de Viana do Alentejo, vieram recentemente informar publicamente através dos jornais que este ano a organização da Romaria passava por eles e por uma associação recém-formada.
O problema é que isto é uma apropriação indevida do trabalho anteriormente desenvolvido pela Associação Equestre Moitense, sendo que a última realização orçou em 12.490€ de que a CMM apenas comparticipou em 10%.
Para além de ser ridículo que duas autarquias de ideologia fortemente areligiosa procurem, patrocinar e organizar aquilo que é, na esséncia, uma procissão de carácter religioso.
Ou seja, na prática é uma tentativa de, tal como com o associativismo local, tentarem controlar tudo o que mexa e dê destaque mediático. E na eventualidade dos promotores resistirem à OPA, avançarem para uma estratégia hostil.
O resultado, quer-me parecer, vai ser a realização este ano de duas romarias.
A já conhecida e a nova. A "tradicional" (pronto, à sétima já é uma mini-tradição) e a outras.
Isto é ridículo?
Obviamente!
Mas como me parece que os equídeos ainda são capazes de defecar no caminho dos pressurosos romeiros recém-convertidos da CMM... nada como esperar para ver e rir. Muito, de preferência.
Quem avisa...

Sem comentários: