domingo, fevereiro 18, 2007

Concordo, Caro Camarada! Mas Concordo Mesmo!

Demétrio Alves no Setúbal na Rede (via A-Sul):

«(...) Os partidos políticos, todos, caiem frequentemente no erro de se imiscuírem nas decisões próprias da gestão dos recursos humanos das organizações públicas, do estado, das regiões autónomas e das autarquias, influindo, pressionando ou impondo soluções aos responsáveis políticos, eleitos ou nomeados, que ocupam cargos dirigentes, e que são filiados nos respectivos partidos. Muitas vezes, fazem-no por meras logísticas clientelares, pagando militâncias e alinhamentos partidários fora da sede própria.

É compreensível e aceitável que um autarca ou um ministro ouça a opinião do seu partido a respeito da nomeação de um assessor, adjunto ou chefe de gabinete, cargos eminentemente políticos e temporários. A decisão última, porém, deverá ser sempre do responsável político institucional, que deverá cuidar de providenciar o melhor perfil técnico e político. Se falhar na escolha, a responsabilidade será sua, do eleito, e não de uma entidade partidária difusamente definida.

Por maioria de razão os mecanismos de selecção dos dirigentes da administração central, regional ou local, deverão ser formatados por referenciais transparentes, nos quais as vertentes da competência técnica, da capacidade funcional e, também, da lealdade dos candidatos para com a missão ou projecto sejam avaliáveis em condições de isenção, mas onde o forte envolvimento dos responsáveis políticos, e da sua vontade, sejam claramente assumidos. Temos as mais profundas dúvidas acerca dos métodos, pretensamente isentos e imparciais, marcados por metodologias meramente tecnocráticas e que afastariam (teoricamente) do processo decisório quaisquer discricionariedade obscura. Os responsáveis políticos, eleitos ou nomeados, devem ser os responsáveis pela selecção dos dirigentes, e devem ser responsabilizados pelas eventuais más escolhas.
(...)
O planeamento e gestão do território, particularmente na vertente urbanística, são uma das funções mais relevantes de entre o elenco de todas as competências municipais. Sabe-se, também, de experiência feita, que raras vezes é possível ter autarcas com formação, conhecimentos e visão suficientes à adequada gestão e planeamento do espaço municipal, e que, por outro lado, esta é a vertente da administração autárquica que mais controvérsia tem convocado, tanto no que diz respeito ao ritmo da construção e suas repercussões no equilíbrio urbanístico e ambiental dos territórios, como no que tem a ver com a problemática da corrupção.»

8 comentários:

Anónimo disse...

concordo totalmente "camarada" as nomeações têm que ser de facto de confiança e transparentes.muito se tem dito mas alguns ditos "senhores de toda a verdade" podiam também e isto é só uma achega porque também ando a tentar perceber algumas movimentações, e as dúvidas são e quem souber e seja honesto então explique.
1- que tal ser vice-presidente de uma CCR (qualquer) e ser vereador(a)5ª 6ª, sab. dom. 2ª,3ª e no dia da decisão não aparecer.???

Anónimo disse...

continuando "camarada"
2 - que tal ser Chefe de Divisão de uma CCR (qualquer) e fazer projectos para a zona de influência dessa CCR e ao mesmo tempo andar a negociar com privados e autarquias...???

Anónimo disse...

mas "camarada"
3- e aqueles que sedizem defensores dos agricultores e dos tomates....que são funcionários de grandes imobiliárias multinacionais....????

pois é camarada a cereja também podia fazer outro bolo.....????

AV disse...

Camarada(s)...
Com tanta informação e sabedoria, ó faxavor de concretizar aqui em mpúblico ou por via privada, que nós temos mãos para dar lambadas em todas as direcções.
Quem vê a coisa de outra maneira vê mal.
É que aqui nestas bandas quem está no Poder é quem está no Poder. E nós detestamos o poder moiteiro, sempre o tendo definido como um conjunto de práticas abusivas, discordantes dos princípios e discriminatórias. Nunca o definimos prioritariamente por cores.
Quem reage às "cores" são os amoitados que ganham com a Situação.
Portanto, se há que denunciar, denunciem, aqui ninguém ameaça ninguém com Tribunais.
E o poder moiteiro também não.
Mas por razões diferentes, é claro.

Anónimo disse...

AV
pode explicar melhor?

AV disse...

Que parte é para explicar melhor? As "cores", as nossas discordâncias ou a coisa dos Tribunais?
Podendo, a malta explica.

Anónimo disse...

Explique tudo que a malta gosta de saber.

Anónimo disse...

quanto ao denunciar.....´que lindo que é ser ingénuo.....então é tão informado e depois pede para denunciar.....sabe o que me apetece dizer.....vá brincar com outro.a sua transparencia que diz estar acima de tudo cada vez está mais SUJA.