Sempre gostei particularmente de Max Weber e da clareza do seu raciocínio. Nunca percebi, por outro lado, a aversão que muitos marxistas de segunda ou terceira categoria lhe dedicam (os de primeira só o são quando não recusam o pensamento de Weber e o procuram conjugar com Marx), pois a forma como ele escalpelizou os mecanismos sociais e políticos é brilhante.
Acedi, por fim e há um par de anos, graças aos recursos da net, a alguns dos seus escritos inéditos entre nós e não disponíveis em edições em línguas que me sejam acessíveis (leio muito, muito pouco alemão para além de indicações turísticas).
Por isso aqui irão ficar alguns excertos do texto Politik als Beruf (algo como A Política como Ocupação), original de 1919, incluido no volume Le Savant et le Politique que está disponível na Biblioteca (online) de Clássicos das Ciências Sociais da Universidade do Quebec.
O conteúdo das passagens seleccionadas é especialmente apropriado para se compreender como a política que temos não difere muito da que existia há quase 100 anos. Só os protagonistas mudaram e perderam dimensão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário