segunda-feira, julho 23, 2007

Mais sobre o grande Porco Ibérico

José Saramago o Grande Porco Ibérico, merece uma crítica dum Espanhol Galego que o "Portugal Profundo" publica no seu Blogue e que vamos republicar aqui:

"Saramago ou a bolorência intelectual

Mais uma vez Saramago volta a apoiar as posições do imperialismo espanhol mais intransigente e da intelectualidade de cloaca que desde Madrid anela a uniformização da península sob a bota castelhana, propósito para o qual é necessária a aniquilação das outras identidades não castelhanas da velha Ibéria.
Personagens assim são as que necessita esse imperialismo culturicida, discutido e combatido dentro das fronteiras do estado espanhol, para agitá-los como um espantalho ante os que não aceitamos a imposição dessa homogeneização forçosa; recebem essas estultícias com alegria, pois venhem a reforçar o seu discurso e, segundo eles, a deslegitimar a oposição de bascos, catalães e galegos à destruição das suas culturas e à preservação do seu Ser diferenciado.
Já não é a primeira vez que o senhor Saramago nos presenteia com estes desatinos, nos que bastante terá que ver a ideologia centralista e materialista que semelha ter sido o seu berço ideológico; acresçamos a essa ideologia a sua ignorância (injustificável) do papel histórico e actual dessa Espanha que ele admira como cárcere e cancro de povos e culturas dentro e fora dos limites peninsulares.
O resultado dessa mistura não pode ser mais nefasto, por usar uma palabra castelhana, um “esperpento”, quer dizer, algo ridículo, absurdo, um discurso e umas posições lamentáveis que o fazem cúmplice das linhas de pensamento mais retrógadas e ultraimperialistas sustentadas pola caverna de Madrid.
Essa caverna que amiúde faz troça e menosprezo do que é português como nos tempos passados nos que, segundo um tristemente célebre humorista, Pinto Balsemao era um senhor “con pinta de embalsamado” para riso e gargalhada de espectadores incultos.
Curiosa aliança a de Saramago com os sectores mais agressivos e intolerantes da direita espanhola. Enfim, mais uma sabujice e um lambido de botas face a essa “España y lo español” cujos sonhos (pesadelos para nós) passam nem só por apagar as outras identidades existentes no estado espanhol senão também pola anexação de um estado, o de Portugal, que para ela não tem direito a existir, sendo só o produto de um erro e de uma traição históricas que algum dia deverão ser corrigidos. E uma infámia e uma cuspidela para com aqueles que, ontem e hoje, tomamos a opção pola defesa dessas identidades étnicas, lingüísticas e culturais contra os delírios doentios do centralismo espanhol."

Bieito Seivane - Galiza

2 comentários:

Anónimo disse...

Já lá morava e agora casou de papel passado e tudo.

Está xéxé. Pouco se pode esperar.

Anónimo disse...

Penso k pela generalidade dos portugas até podia nunca + voltar aki ao nosso cantinho, pois se akilo é tão bom ....
Mas kando morrer ainda vamos ter k levar com ruas, praças e até bustos com o nome dele :(
como por lá dizem " puta k lo parió, una follada mal dada "