sábado, março 25, 2006

CaNAZIda

AV2

14 comentários:

Anónimo disse...

Canada? Canadianos? ah já sei, são os assassinos de focas e de focas bébé á PAULADA.
Tá tudo dito.

Anónimo disse...

Discordo do meu caríssimo camarada co-editor, pois não foste tu próprio que defendeste ainda há pouco tempo a não abertura das nossas fronteiras a trabalhadores europeus e atacaste o Sócrates por permiti-lo ?
Agora estás contra os canadianos porque colocam em prática medidas desse tipo, expulsando quem considera indesejáveis ?

Eu por acaso, como não discordei das medidas de abertura do nosso mercado de trabalho aos trabalhadores europeus, exactamente com base na situação dos nossos imigrantes e a pensar no que lhes poderia suceder em outras paragens, agora posso escrever "EU NÃO TE DIZIA ?"

;)

Pois !
O mundo gira...

AV disse...

Eu discordei da abertura JÁ, das nossas fronteiras aos trabalhadores europeus, não questiono os emigrantes que já cá estão, porque estamos com problemas na questão do emprego, no caso do Canada, são Portugueses, quase todos Açorianos que já lá estão há muitos anos com vida montada, não queiras comparar as coisas.

AV2

Anónimo disse...

O mais inadmissivel é isso mesmo av2, se fossem portugueses ilegais recém chegados ao Canada ou que andassem lá escondidos, eu seria o primeiro a concordar com a expulsão deles, tal como defendo que se faça o mesmo em Portugal.
Agora a questão é bem diferente, são familias que vivem no Canada á muitos anos, não andam escondidos, e desde que chegaram ao Canada que fizeram o pedido de legalização, ainda é mais intolerável que um país que se diz tão evoluido como o Canada que demore anos em burocracias e não consiga legalizar essas familias que pelos vistos até têm sucesso no seu trabalho.
Pior ainda é o governo conservador (xenófobo) recém chegado ao poder, dizer que a legalização de imigrantes não é prioridade do seu governo, ora que incoerência, não é prioridade dele legalizar mas, já é prioridade expulsar.

Anónimo disse...

A legislação não é deste governo, já é anterior, só que não era colocada em prática.
Não questiono a imoralidade, para mais tendo na minha família gente que emigrou para lá.
Agora o que não poso aceitar, em nome de alguma coerência na análise, é que se usem dois tipos de critérios.
Para além disso, não acho bem que se use como argumento, que não se expulsa quem cá ou lá está, apenas se podendo limitar quem esteja para vir, porque isso é um convite aberto à imigração clandestina.

Por isso, estou contra a política colocada em prática no Canadá, mas também tenho a noção das implicações dessa posição para consumo interno.

Há diferenças entre as duas situações concretas, mas o princípio geral subjacente é o mesmo e relaciona-se com
a) liberdade de circulação de pessoas;
b) direitos dos trabalhadores estrangeiros em países estrangeiros.

Anónimo disse...

Tudo muito certo mas, levarem anos a legalizar familias que nunca se esconderam, que têm feito tudo ás claras, pediram já á muitos anos a legalização e até hoje nada.
Em nome da coerência se legalizar pessoas que estão radicadas no Canada á vários anos não é prioridade, então qual a pressa de os expulsar? ainda por cima são pessoas bem vistas, sem cadastro, com sucesso no seu trabalho.
Eu creio que neste caso muito especifico existe apenas um certo desejo xenófobo de expulsar estrangeiros sem nenhum tipo de critério.
Só mais uma coisa, já ouvi muitos estrangeiros em Portugal acusarem o nosso estado de xenofobia por levarem meses a tratar de papéis de legalização, imaginem se fosse anos e anos como no Canada, dito país evoluido.

Anónimo disse...

Pois está bem.
Mas eu defendo o mesmo princípio em ambas as situações...
Verdade seja dita que, em ambos os casos, a não legalização permite fugir aos impostos e pagamentos para a Segurança Social, que no Canadá não são meigos.
Não digo que isso se passa com todos, mas sendo de família com muitos emigrantes, conheço muitos dos esquemas em vigor dos dois lados da barricada.

E aceito com naturalidade que o Canadá é um país extremamente conservador em muitos aspectos e mesmo autoritário na forma como trata os estrangeiros.
Só não percebo, então, porque atrai tanta gente.
Só o dinheiro não explica tudo.
Ou explicará ?

Se nós temos capacidade de absorção para milhares de trabalhadores africanos e de Leste, porque continuam os nossos a emigrar ?

Eu sei a resposta, e ela não passa pelas leis.
Passa por níveis de vida, pois um ilegan no Canadá ganha 2, 3 ou 4 vezes mais do que um legal cá.
Leiam as declarações de emigrantes hoje no Expresso em que um deles (operário) explica claramente o motivo porque não quer regressar: 4000 dólares de salário mensal, o que equivalerá a uns 600 contos, muito mais (mais do dobro) do que muita gente qualificada ganha por cá.
Assim, eu também não gostaria de regressar.

Anónimo disse...

Sem ter certeza absoluta, eu creio que as ditas familias que estão prestes a ser expulsas pagam impostos, é mais uma incoerência do estado canadiano.
Há algo meio obscuro nessa história porque eles trabalham lá sem ser ás escondidas, têm residência conhecida etc...
Só não lhes foi concedida em tantos anos a legalização, o que não se entende.
Eu vivi no canada uns meses e posso dizer que é um país que não deixa saudades, arrogância a mais em qualquer organismo estatal, deve ser dos genes ingleses.
Tudo o que não for de origem "inglesa" é visto como ser humano de segunda pelos canadianos em geral, além de assassinarem focas bebés, não resisto a focar este aspecto.

Anónimo disse...

Há sempre a hipótese de se emigrar para o Quebec, que não é "inglês".

AV disse...

Mas é Francês, o que é ainda pior.

AV2

Anónimo disse...

Os Quebequois não são melhores

Anónimo disse...

E nós somos muito bons com os imigrantes que cá temos... claro.

Bsta ver em que condições os deixamos viver, em especial os de Leste que nem têm a solidariedade das defuntas associações de amizade do tipo Portugal-Quirguistão.

Não me gozem...

Anónimo disse...

E tu, grande "filantropo", preocupadíssimo

Anónimo disse...

Nem por isso, mas pelo menos não uso duplo padrão na apreciação das coisas.
Boa noite, os meus respeitos por nos visitar a estas horas, apesar das obrigações da função.