domingo, março 26, 2006

Falsas questões e cortinas de fumo

Com uma periodicidade semanal, resultante das sessões de brainstorming, alguns bloguistas locais tornaram-se especialistas em levantar ou reavivar velhas falsas questões para mostrarem serviço e, ao entreterem um pouco a malta, tentarem desviar as atenções do que interessa.
Esta semana, tendo já respondido à que me dizia respeito mais abaixo e tendo isso ajudado a que se percebesse finalmente que um comentador de nick saltitante afinal sempre é quem se pensava, (res)surgiram mais duas falsas questões, uma levantada pelo Nuno Cavaco, à laia de gambuzino (a questão, claro, que é para não enxofrar de novo o rapaz e ser chamado disto e daquilo pelos guarda-costas), e outra requentada por um qualquer paparuco que já nem me lembro quem foi.
Não sendo eu do PS ou alguma vez tendo votado neles, vou fazer a sua defesa, pelo que espero que na altura de serem distribuídos incentivos à produção de conteúdos para a net, se lembrem de nós e nos mandem um borrego pelo Natal e, antes disso, um leitão assado da Bairrada.
Vamos por partes:

1) Com uma perspicácia que só atinge aos fins de semana, NC questiona a legitimidade de partidos que só aparecem a fazer campanha localmente 6 meses antes das eleições, prometendo tudo e mais alguma coisa e desaparecendo depois.
Isto é muito giro vindo de quem vem, pois na CDU existe uma força política que nunca foi isoladamente a votos e que deve ter tanta expressão eleitoral como o POUS. Gostava de ver Os Verdes concorrerem a umas eleições a que o PCP também concorresse, para contabilizar o resultado final.
Por outro lado, é verdade que a oposição local só faz campanha meses antes das eleições, enquanto a situação a faz durante todo o mandato, só assim se explicando a ocupação de vastos espaços em outdoors com "informação" de obra feita e por fazer (as obras na Avenida 1º de Maio vão estar ali anunciadas até ao dia de são-nunca), excepção, é claro, à que já foi atirada de novo para final do mandato (Piscina da Moita, por exemplo), ou que foi preciso corrigir porque omitia quem dava a maior parte do dinheiro (Pavilhão da Escola José Afonso).
Para finalizar este ponto, destacar ainda que a situação local também não se coíbe de usar publicações municipais para auto-promoção durante 4 anos, não abrindo nenhum espaço de debate no Boletim Municipal e reduzindo a divulgação do que se passa nas sessões de vereação, aos resultados e nunca às discussões., como se o dinheiro do orçamento servisse só para promoção do poder.
Mas enfim, alguém terá achado que a atoarda era gira de atirar...

2) Há quem volte a questionar o abandono das sessões de vereação pelos vereadores do PS eleitos como efectivos, por terem outro tipo de interesses. Concordo em absoluto, pois até já tinha antecipado que isso se passaria. Já acho mais estranho que a a argumentação usada para legitimar a sucessão de João Lobo na Presidência da CMM, depois de afastarem o embaraço que começava a ser João de Almeida, não sirva para legitimar a passagem de Vitor Cabral a vereador. Então o caríssimo senhor Presidente era legítimo porque vinha a seguir na lista (mas não era ele o candidato à presidência), e todos os outros que subiram um lugar eram legitimos, incluindo quem entrou por último, mas já para a Oposição o princípio não serve ? Então quem votava antes sabendo que se este saísse ou outro entrava, já não é válido para os outros ?
Não me interessa que venham escrever que eu estou aqui a defender fulano de tal. Sei que a maior parte das pessoas com quem falo não estima particularmente o percurso político do VC, mas eu como mal o conheço em termos pessoais, tanto se me faz. Assim como critiquei outra pessoa do PS, mas achei rasteiras as insinuações que sobre ele fez um seu conterrêneo banheirense, também posso discordar de VC em muito e, apesar disso, defender a sua legitimidade como vereador usando os mesmos critérios que para os opinadores locais da CDU serviram para justificar as subidas ao poder da dupla dinâmica após as reviravoltas ocorridas no início do milénio.
E quem o critica de ter saído do PC, PSD ou lá o que foi para o PS, se calhar já não se incomoda com os "meus" ou os "mentes" que, na falta de renovação do tacho se passaram para o outro lado da barricada e desataram a votar com a maioria ou a passar informações ao antigo adversário.
Em tudo isto a vergonha e a coerência têm perninha muito curta, mas a língua comprida.

No meio disto tudo, só lamento terem de ser almas como a minha a terem de vir confrontar certos opinadores de verdade múltipla com as suas incongruências, mesmo que à custa de mais uma revoada de ofensas na tertúlia do costume.
Porque, como diria o Pimenta Machado, para este pessoal o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira.
É a chamada verdade dinâmica, ou verdade em movimento.
Tudo muito, demasiado mesmo, pós-moderno para o meu gosto.

AV1 (em forma de alvo à espera dos tirinhos da ordem, em nome da liberdade de expressão, pois como sou cara-pálida comigo nunca é racismo, nem palavrão)

14 comentários:

AV disse...

Sei de boas fontes que a preparação da campanha eleitoral,pelo PS local, começou a sério dois anos antes das eleições e que houve empenhamento e militância, especialmente pela parte da secção da Baixa da Banheira, as expectativas é que se calhar foram demasiado elevadas, perpectivando o PS uma vitória, o que não veio a acontecer e ainda por cima se transformou na maior derrota do PS nos últimos anos.
As causas dessa derrota, julgo eu, foram a não abertura do PS local à consulta das populações para saber os seus reais interesses, o apostar demasiado em Independentes nas listas, que anteriormente eram conotados com o PSD,(a propósito, esse era o antigo partido do Vitor Cabral e não o PC, como dizes) ou com o PCP,não apostando nos seus militantes,(será que os não tem em número suficiente para fazer listas?).
Depois foi uma campanha desastrosa, em que Euridice Pereira, aparecia como a Nª Srª de Fátima em posters de 3 metros e ninguém a conhecia no concelho da Moita e os que a conheciam não pareciam apreciar a actuação dessa Srª, isto aliado a uma cisão ou cisões internas dentro do PS local, por interesses meramente pessoais.
Naturalmente que o vazio de ideias para o município por parte do PS local foi também notório e isto aliado a uma politíca desastrosa por parte do governo PS, nacional...foi o que deu.
A ressaca é enorme e a mágoa de quem foi desprezado como o foi o Epifânio e o Carromeu, os antigos lideres do PS local, também o serão.
Mas concordo contigo que o Vitor Cabral tem-se mostrado um bom vereador da CMM, disputando a liderança da oposição local inclusive com o Raminhos que por natureza é conciliador.
VC tem-se mostrado um bom defensor dos interesses de Alhos Vedros.

AV2, comentador de serviço

Cacav AV1 disse...

O vereador VC do PS, como todos ou quase todos sabem era do PSD. O AV1 é que desconhecia e, no post, lança o boato de que o homem pertencia ao PC. A sua ignorância nunca o impede de postar sobre o que não sabe e na base do que lhe sopram ao ouvido. O que é preciso é dizer mal do poder local e da força política dominante, "contra os comunistas marchar marchar".
Depois vem o AV1 falar de "Falsas questões e cortinas de fumo" nos outros blogs.
Grande seriedade a do teu blog.
:-)

AV disse...

Do nosso Blog, com muito orgulho, ó cacav av1.

O Cavaco, não é o Nuno, mas sim o que foi o cabeça de lista do PS, para Alhos Vedros, esse é que era do PCP.

AV2

Anónimo disse...

Ora ai está o Nuno Cavaco com o nick de cacav av1 a querer a lançar a confusão.
Nuno cresce e aparece.

Cacav AV1 disse...

Já te esqueceste do que escreveste ou queres dar música ao pessoal.

"eram conotados com o PSD,(a propósito, esse era o antigo partido do Vitor Cabral e não o PC, como dizes)"

AV2, 1º post de cima

Para o aborto de cima, deixa de ir ao Casal Ventoso porque o cheiro das brocas está-te a dar cabo da moleirinha.
Não sou o Nuno Cavaco mas o NC sabe quem eu sou e ficou muito surpreendido quando soube.
Aposto que vocês nem acreditariam se soubessem (apesar de não ser um político local), mas vou-vos deixar na ignorância.
:-)

Anónimo disse...

Realmente ninguém sabe, é uma surpresa que nem posso...

Anónimo disse...

Quanto ao percurso do VC, é só para verem o que eu sei da vida político-pessoal de cada um!
Mas eu já emendo o texto...

nunocavaco disse...

Av1 então o P.C.P. tinha tantos votos como o P.O.U.S. Respeito todos os partidos mas não me parece que o P.O.U.S. conseguisse encher o pavilhão atlântico, aliás nem o Manuel Alegre consigiu e depois começou a filosofar acerca da obrigação dos militantes do P.C.P. estarem no pavilhão. Continuem estão com boas ideias que lhes dão alguma credibilidade.

Anónimo disse...

Meu caro NC, você por vezes ultrapassa tudo o que espero de falta de compreensão de um texto de uma pessoa com as suas habilitações.
OS VERDES, homem, OS VERDES é que teriam tantos votos como o POUS.
Se não percebeu isso, gostava de saber em que Escola primária o ensinaram a ler...
E não estou a ser irónico, apenas desiludido com a Educação em Portugal.

nunocavaco disse...

A minha falta de educação não resulta só do sistema, mas sim de características próprias. Engano-me e ainda bem. Interpreto mal, sei que sim, mas valha-me a capacidade de aprender e interpretar, o que já não é nada mau.

Sempre a considerá-lo

Anónimo disse...

Acertar também é humano...
Acho...

nunocavaco disse...

Mas eu nunca acerto e por isso acho que a vida é bela. Segundo a opinião de muitos, se eu acertasse mais não dizia o que digo. Legitimo e respeitável. Pelo menos quando vou para a cama durmo sem problemas de consciência, o que também não é mau.

Anónimo disse...

Eu já fechei a minha participação em discussões no Banheirense como lá deixei escrito, logo depois de mais um texto em que o NC se espraia por considerações sobre a minha eventual Psicologia, o que não me incomoda, mas registo, pois aqui apenas se avaliaram as suas demonstrações públicas de desconhecimento sobre determinados assuntos.
Pode continuar que eu aqui sempre responderei quando me apetecer, mas guarde as "birras" para si, porque eu bem me lembro de algumas.
Continue no seu cantinho a receber os parabéns dos colegas do costume.
É natural.
Só não inche demasiado.

E não suba as escada até ao fim muito depressa, não vá tropeçar.
Quem avisa, amigo é !

nunocavaco disse...

Já lhe que não quero cargo nenhum, nem nunca quis. Agora se um dia o tiver acredite que não fazia parte das minhas ambições até porque entendo tudo como trabalho.