sexta-feira, março 24, 2006

Pois, o que nos falta são mesmo os finlandeses

Excelente análise do problema que é a importação de modelos estrangeiros, de outros contextos clturais para o nosso, esquecendo o factor humano e a bela natureza tuga, com tanto de moitice.
Como o autor bem sublinha, o modelo finlandês funciona na Finlândia, em grande parte por razões culturais e de ética cívica que por lá há e por cá escasseia.
Mas, e isso também é verdade, se nos conformarmos ao laxismo, facilitismos e outros ismos que por aí andam a retalho, nunca mais chegamos a lado nenhum.

AV1 (agradecendo o material enviado pelo leitor ML)

3 comentários:

Ponto Verde disse...

Conheço a Finlândia , alguns filandeses e um pouco da sua realidade, tudo isto não pode ser decalcado para Portugal porque, diria Msr de La Palisse, lá têm Finlandeses, cá Portugueses, e a Finlândia é só um dos paises do mundo com MENORES INDICES DE CORRUPÇÃO, quanto a Portugal...bom , está cheia de Portugueses...

Ponto Verde disse...

Ah, e os Finlandeses apesar de serem incomesurávelmente mais produtivos e com uma economia mais desenvolvida, não têm o nosso parque automóvel (comprado a crédito) nem o nosso parque imobiliàrio...(comprado a crédito), pois é, não temos dinheiro, nem perspectivas de o vir a ter (a menos que uma cunha na Câmara avance o projecto que eu meti a meias com um funcionário para pôr uma Torre em 30m2 que agora é uma hortita) mas estamos cheios de vicios...óooooo se estamos.

Anónimo disse...

Bolas!!

E eu a pensar que na próxima geração já seríamos todos altos e louros...