terça-feira, março 28, 2006

O Estado e Eu

Boa parte dos últimos anos tenho-os passado às turras com o Estado, por diversas razões, mas principalmente por causa de ele me querer sacar mais dinheiro do que deve e que tanto custou a ganhar.
Hoje de manhã terminou mais uma batalha com aquilo que quem me aconselhou nos bastidores qualifica como ¾ de vitória; o que não me consola por inteiro, pois qualquer vitória abaixo de 100% deixa sempre um pequeno travo na boca.
Ainda por cima quando tudo é causado pelo facto de o Estado querer sempre fazer o que não permite aos cidadãos e se esforçar até onde pode para contornar as suas próprias leis.
Sei que podia ter insistido mais um bocado até à vitória total, qie já estivera bem mais longínqua, mas também sei que ia gastar energia e paciência e que, por vezes, o lado contrário não quer perder a face por completo e, se ficar despeitado, pode contra-atacar quando menos se espera.
Mas o que irrita mais é que temos quase sempre de confrontar pessoas que não passam de mexilhões como nós, colocados na ponta do tectáculo do bicho como guarda avançada para protecção dos mandantes que se refugiam no capelo do polvo, protegidos por camadas de subordinados hierárquicos que é preciso ultrapassar à custa de muita reclamação, pedido de esclarecimento, requerimento e citação do Código do Processo Administrativo e outros documentos formais que raramente o próprio Estado respeita sem ser obrigado.
E fica sempre latente aquela raivazita por não podermos esfregar a cara daqueles que são responsáveis pelos desmandos, mas nunca são responsabilizados pelos danos causados aos cidadãos.
De qualquer modo estou hoje muito mais bem disposto do que nas últimas semanas.
O que pode ser bom.
Ou talvez não.
Depende das perspectivas e dos "amigos".

AV1

5 comentários:

Anónimo disse...

Ó meu...paga e cala-te...ou então arma-te em V (for Vendetta) e faz uma revolução ;)

Anónimo disse...

Tu sabes que acabei por não pagar mesmo o que eles queriam ?
Mais uma conversa e tal e já, afinal, não era bem aquilo que eles pensavam, porque afinal e coiso ?
Eu depois explico-te...

Anónimo disse...

av1 paga os impostos ladrão caloteiro

Anónimo disse...

Caro anónimo, lamento mas nunca nos encontrámos na fila para as execuções fiscais, porque eu vou lá no horário do expediente.

Anónimo disse...

duvido que vás brochista