sábado, março 25, 2006

Caras, Nomes, Gravidades e outras Sustentabilidades

Mesmo que o assunto não venha muito à superfície fora de alguns comentários aqui no AVP, não gosto de deixar passar algumas críticas que me são dirigidas, em especial quando elas sempre apresentam um grau de elaboração acima do básico.
A que me refiro eu ?
Refiro-me ao que posso considerar talvez a quarta fase de crítica ao AVP, em geral, e a mim em concreto.
A primeira passou pela descoberta do blog aí para meio/final de 2004 e,devido à predominância dos textos jocosos, de tentar desacreditar qualquer coisa que escrevessemos mais a sério, acusando-nos de não percebermos do que escrevíamos. Chamei na altura a esses comentadores desagradados, os "meta-críticos" porque criticavam a nossa crítica por estar mal feita mas não se chegarem à frente, criando algo de melhor. Com tempo algumas dessas pessoas acabaram mesmo por criar blogs e até acabariam por alinhar em algumas das nossas críticas ao poder moiteiro.
A segunda fase passou, no período pré-eleitoral para as eleições locais (e até um pouco antes) por nos tentarem colar a interesses partidários e, por essa via, tentarem demonstrar como tudo o que aqui se escrevia tinha motivações maquiavélicas e ao serviço de ordens superiores, insinuando-se que desapareceríamos no pós-eleições (era essa a via de alguns comentadores que por aí ainda andam, embora agora em menor número, pois alguns se resumiram aos seus casulos, assim como de blogs como o nosso caro Alhosvedrense).
A terceira fase colou-se à anterior e sobrepôs-se mesmo a ela, e caracterizou-se pelas puras e duras ofensas pessoais, pelas insinuações sobre a vida pessoal, passado político-profissional e identidade dos autores do AVP; foi quando, depois de resistirmos até ao dia seguinte às eleições autárquicas, fechámos os comentários e eles migraram para o dito Alhosvedrense onde durante meses espalharam todo o tipo de calúnias de forma impune, escrevendo sobre mim, o AV2 e outras pessoas. Foi também o período em que se viu que blogs estavam para ficar e os que apareceram apenas para "fazer um jeito". E aqueles que eram "democráticos" (pois abriam os comentários a todo o lixo) e os "pidescos" (que refreavam as calúnias pessoais). Agora vê-se o que realmente aconteceu.
Após um relativa acalmia, surgiu agora uma quarta fase de crítica ao AVP e a mim, fase essa que toma como central uma crítica que já não é nova mas que agora é apresentada de forma mais civilizada e com alguma habilidade retórica, pois não recorre a adjectivações excessivas e procura apenas "picar", para ver se pega. No fundo passa por escrever-se que nós não damos a cara por falta de coragem em enfrentarmos aqueles que criticamos, que ao não participarmos nas reuniões públicas em que se discutem certos problemas é porque temos receio de não termos sustentação para a nossa argumentação e que, no fundo, nós e eu em especial não passarmos de "treinadores" de bancada". É a tese assumida com maior insistência por João Figueiredo, um dos autores do Banheirense, apenas por acaso após o actual presidente da CMM ter pela primeira vez reconhecido a existência de blogs críticos, mas que desvaloriza apenas por serem "anónimos".

Esta crítica que JF desenvolveu na semana que acabou em virtude do meu aparente desinteresse em ir à reunião pública de vereação da passada quarta-feira, padece de alguns pequenos pecadilhos que passaria a expor de forma sumária para posterior apreciação pelo seu autor:

a) Se é verdade que desde que o blog se tornou mais conhecido e motivo de conversa eu evitei participar nesse tipo de eventos, nada foi demonstrado quanto a eu não ter estado em outros momentos, em outras discussões passadas, quando o achei necessário. Não compreendo como, se não sabem que eu sou, saibam que não estive. Será que todas as cabeças falantes e pensantes estão identificadas e catalogadas ? Quem sabe se eu estive ou não na discussão pública do PDM em Alhos Vedros ?

b) Por acaso, e em especial no caso do período que levou à aprovação do anterior PDM, até participei em eventos públicos onde se discutiu o assunto e tive ocasião de confrontar os eleitos da altura com algumas das opções então em decurso. Nessa época, pelo menos no caso dos que agora dão o nome e a cara com orgulho em defesa do poder que há, não me lembro de ter visto nenhum deles. Alguns certamente por falta de idade, os outros porque o conforto de eleições sucessivas acima dos 60% não fariam mobilizar.

c) Se ao longo dos anos 90 não me andei a dar a conhecer por aqui e ali de forma ostensiva e a anunciar que iria criar um blog em 2003, é porque não tenho qualquer interesse pessoal em ocupar lugares em qualquer estrutura local (ou regional, ou nacional), vagamente dependente de humores políticos. Mas isso não impede que, sobre diversos assuntos, não tivesse tentado saber o que se andava a fazer em matérias como o que ia ser construído no local do antigo Cine-Teatro, que destino foi sendo dado aos vestígios recolhidos nas "campanhas arqueológicas" realizadas na zona da Igreja Matriz e do Largo do Pelourinho/Misericórdia, que princípios norteavam a acção relativa à zona ribeirinha ao Cais Novo, etc, etc. Muitas vezes, essas inquirições foram feitas a nível pessoal junto de quem de direito. Em nenhum desses momentos, as pessoas indicadas para serem inquiridas correspondiam aos actuais senhores das cadeiras da CMM, então apenas a jogar o campeonato das esperanças e à espera que chovesse para crescerem subitamente, quais cogumelos.

d) O facto de agora preferir não aparecer, é porque considero que existem pessoas eleitas com capacidade e legitimidade para inquirirem e obterem as respostas devidas dos "eleitos" e "técnicos" competentes para darem as explicações necesárias sobre muitos dos assuntos que considero prioritários. O que nem sempre aconteceu. Duvido que fosse a minha intervenção, de "cidadão anónimo", que permitisse saber-se mais sobre aquilo que é negado a outros vereadores, para além de que, tendo assistido (no passado) ou recolhido relatos fiáveis sobre o que se passa (no presente) em alguns órgãos locais - em especial a nível de freguesia, mas não só -, estar convencido que o desrespeito pela exposição de pontos de vista discordantes é algo que faz parte de uma certa cultura, assim como a não obtenção de respostas cabais que não sejam remetidas para depois. Aliás, por via de regra, certos questionamentos são sempre tratados como hostis, venham de pessoas como o "histórico" Staline Rodrigues ou as gentes da Barra Cheia. Basta recordarmos com que enfado ou arrogância, a dupla dinâmica parece encarar este tipo de actos formais e como os aparelhistas de serviço depois aparecem a zurzir de forma soez o lombo dos protagonistas de qualquer desalinhamento, mesmo quando foram eleitos (veja-se como os vereadores do PS têm sido vilipendiados na blogosfera), pois para alguns o respeito pelas minorias só serve para nomeações no Conselho de Estado.

Por isso, gostaria que o meu caro colega bloguista João Figueiredo, pensasse um pouco no que fica acima escrito e, com atenção, para a próxima discutisse argumentos e não presenças ou faltas a este ou aquele dos raros momentos em que os eleitos desceram à terra para conviver com os mortais.
O essencial não é se "eu" (AV1) estou ou deixo de estar.
A mim chega-me saber que a qualquer sr. Silva ou a qualquer dona Felismina da Purificação é dado o respeito que todo o munícipe merece, tenha ou não um blog para divulgar as suas opiniões, pois o povo não deve servir apenas de recurso retórico e arma de arremesso. Deve ser respeitado também em termos individuais.
E é tanto povo quem dá as maiorias como quem vota nas minorias.
E se um presidente da República o deve ser de todos os portugueses com 50% dos votos expressos, também um Presidente da Câmara o deve ser de todos os munícipes, mesmo com 48%.

AV1

19 comentários:

Anónimo disse...

CLAP, CLAP, CLAP. (PALMINHAS SINCERAS).
O J.FIGUEIREDO NÃO CONHEÇO PELO QUE NÃO CONHEÇO PELO QUE NÃO FALO MAS, O MACAQUINHO M. QUE CONHEÇO PESSOALMENTE, O BOLINHO DA BEIRA BAIXA, O DANADINHO E O ACABADO DE NASCER, CRIARAM UM BLOG PORQUE HOUVE UM GAJO QUE OS "ACONSELHOU" A CRIAR....

Anónimo disse...

...WOLF AND GARC.

Conde de Alhos Vedros disse...

Bom "post" este. Só posso apoiar.

A Vetus disse...

Concordo em absoluto!

joao figueiredo disse...

Não sei, nem me interessa saber, quem são os AV’s, o Conde, o Brocas, ou quaisquer outros. O que me interessa é que se discutam os assuntos que dizem respeito ao nosso concelho. Não é por outro motivo que no primeiro post d”O Banheirense” escrevo “Este blog surge da necessidade de exortar os banheirenses a falar sobre si e sobre a sua terra”. Esta discussão pode fazer-se na blogosfera, e foi apenas por isso que apareceu o nosso blog. Mas também sou da opinião de que quem tem reparos a fazer à actuação de uma autarquia deve aproveitar todas as oportunidades para se fazer ouvir. Se já o fez, ainda bem. Espero que o faça sempre, com ou sem blog, em publico ou em privado. Mas quando escreve "Cuidado, que isso é coisa para se perder um mandato", "Podem não acreditar, mas os campeonatos e as taças devem ganhar-se no terreno e não na secretaria" parece-me que faz insinuações que merecem um esclarecimento público, e para isso nada melhor que confrontar as suas palavras com os responsáveis pelas areas que critica. Mesmo descontando a sua ironia.

Em todo o caso fiquei contente ao saber que está satisfeito com alguns dos eleitos.

Reconheço que me incomodam os piropos lançados anonimamente ao vento. Acho-os cobardes. Como tambem acho cobardes algumas tentativas de desinformação lançadas por alguns eleitos da oposição (falou em utilizar as pessoas como arma de arremesso, não foi?). O que tenho pena é que nada possa ser provado. No fundo incomoda-me a deslealdade. Já a discussão de ideias é sempre válida.

Para terminar, pode explicar-me melhor essa parte do desconsiderar os vereadores do PS na blogosfera? e depois faça o mesmo para os da CDU, e se não for pedir muito, inclua também o Sr. Presidente da Autarquia na sua análise. E no final agradecia que referisse os autores de tais infâmias.

AV disse...

A primeira parte do comentário não me merece grande réplica, porque não traz nada de novo

Já a parte final merece, em virtude da evidente hipocrisia do discurso.
E hipocrisia porquê ?
Por várias razÕes:
a) insiste em chamar "cobardes" aos "anónimos", sendo que ou não percebe o que é o anonimato ou então se refere aos comentadores que por aí andam a lançar piropos sobre todos menos os seus amigos, que os acoitam sem problemas.
b) fala em desinformação: pois, eu nunca vi maior desinformação do que no processo de revisão do PDM, que demorou anos sem se perceber porquê e depois fica pendurado porque a culpa é do Poder Central.
c)afirma que eu me achos atisfeito com alguns eleitos; é verdade (gosto pessoalmente do Raminhos) e não é verdade, porque apenas afirmei que existem eleitos com "capacidade" e "legitimidade" para agirem. Não me refiro, claro, a eleitos que quando sabem que vão perder o tacho, mudam de cor e são muito bem tratados pelo poder.
d)em matéria de ofensas a eleitos do PS (e não só), o Banheirense seguiu a esteira do Alhosvedrense, acoitando e permitindo que fossem ofendidos pessoalmente diversos protagonistas locais, não apenas do PS como do Bloco, só tendo sido poupado o vereador do PSD, que anda por cá, mas podia não andar. Os autores das ofensas são - curiosamente - "anónimos" que não incomodam JF, que nunca surgiu a tentar moralizar essas críticas. Assinam-se com nicks de ocasião quando não lhes apetece escrever o nome próprio (isso sim é cobardia, ter dois discursos, dando a cara e não a dando) e cedo se percebeu quem seriam.
d) defino como ofensas, designações como "cadela", "bufo", "lacaio" e tantas outras que por ai se lêem, em especial dirigidas a pretensos aspectos familiares, algumas das quais vocês foram obrigados a apagar por invocarem pessoas que nem sequer participavam nas discussões. Não considero como ofensas as críticas dirigidas a actos que se considerem mal feitos ou incoerentes. Nem sequer considero como ofensa a última atoarda do Nuno Cavaco sobre a Oposição.
e) ofensas aos eleitos da CDU foram muito menos e, da minha parte, passaram por críticas a duas pessoas pelas suas responsabilidades e opções relativamente à destruição de património em Alhos Vedros, à opacidade de processos na gestão do PDM e à extrema falta de transparência do chamado Parque Temático. Relativamente ao presidente da Câmara escrevi e divulguei textos muito críticos quanto à questão da sua aposentação, porque acho que a teoria crítica das mordomias dos políticos deve ter correspondência na não adesão aos seus benefícios, mesmo à custa dos rendimentos futuros.
f) considero ofensa ter escrito para um certo vereador ir à merda, por declarar que a zona da antiga Cadeia não passar de três paredes velhas. Mandá-lo-ia ao mesmo sítio de novo, no presente e cara a cara. Só que agora já não adiantaria nada, porque a dita merda já foi feita e está lá de pé, para interesse de um privado.

Por fim, a deslealdade passa-se quando algumas pessoas que agora não nomearei, usarem discursos diferentes off e online. Isso comigo não se passa.
A verdade para mim não é um feijão frade, não obedece a critérios ou calendários políticos.

Mesmo, mesmo a acabar, nem tudo o que se não consegue provar deixou de ter acontecido.
Aprendi isso uma vez que fui a Badajoz.
Já por outro lado, basta olhar-se para certas intervenções no concelho em absoluto desrespeito pelo PDM anterior para se perceber do que se fala. Há Palácios em RAN's com autorizações "legais", e Cabeços que vão sendo alisados com base em meras expectativas.
Mas como acho que os campeonatos se devem ganhar no campo, alguém que se chateie, que eu chega-me dar voz ao meu mal (in)formado desencanto.

AV1

AV disse...

Hipocrisia ao máximo:

No Banheirense apagam-se os comentários que aparentam ofender o excelentíssimo senhor Manuel Madeira, mas os que ofendem a maralha do outro lado permanecem.

E posso ser chamado de tudo um pouco pelo dito Madeira, mas ele é intocável.

A democracia na banheira ao seu melhor nível.
E agora, que moralidade para criticar seja quem for ?
Pois, pois, as castanhas quentes estalam-nos na boca !

AV1

joao figueiredo disse...

se tivesse mais calma teria lido o que eu escrevi. assim leu o quis ler.

chamei cobardes aos "piropos lançados anonimamente ao vento". não chamei cobarde a quem se refugia num nick ou mesmo no anonimato. se a carapuça lhe serviu o problema é seu. em todo o caso, não era essa a minha intenção.

também já lhe tinha dito que os comentários ofensivos que vão sendo depositados n"O Banheirense" me incomodam, mas não me responsabilizam. o que é facto é que o nivel baixou tanto que me obrigou a apagar alguns, inclusivé sobre si. talvez não tenha dado por isso, nem pelos meus apelos ao fim das ofensas.

mas eu não venho aqui para o acusar de hipocrisia. apenas lhe digo que leu o que quis ler, e não o que estava escrito.

Anónimo disse...

Não dei por isso, porque deixei de frequentar certas caixas de comentários.
Nos últimos dias fui a algumas, mas atendendo ao nível que voltaram a ter certas adjectivações, não penso voltar a mais umas quantas, pelo que não sei o que foi apagado, realmente.

Quanto à acusação de cobardia,a piropos anónimos, também as estendeu a "eleitos", como certamente reparará.
Aparentemente, só nos deixou de fora a nós, bloguistas não anónimos ou então com nick.
Se li mal ?
Talvez, mas assim com o seu esclarecimento percebi que não era comigo, o que antes poderia parecer a leitores menos atentos como eu.

Conde de Alhos Vedros disse...

Por acaso voltei aqui, e só volto a comentar porque acho que estes tipos só porque usam um nome(este é João Figueiredo, mas poderia ser John ou Manuel, não o conheço nem quero conhecer) e não um nick pensam que só eles que podem "blogar".

joao figueiredo disse...

caro brocas, também não leu o que eu escrevi, pois não?

joao figueiredo disse...

correcção: não me refiro ao brocas, mas ao conde, como é lógico.

nunocavaco disse...

Então se calhar o banheirense incomoda mesmo e muito. João é disto que o povo gosta. João poderia falar contigo telefónicamente mas parece-me que é melhor ficar aqui- Ponto 1 e último, nem eu. nem tu, nem o daniel, nem o luís precisamos de nos justificar sobre nada, nem a ninguém e muito menos a quem não quer ouvir.

Anónimo disse...

Então não se justifiquem !
Assumam o que fazem e pronto !
Não têm a amizade do poder e da maioria convosco ?
Estão-se agora a armar em perseguidos e incompreendidos.
O poder aboluto é vosso, as minorias é que têm de amochar se não aparecem logos os cacav's os vigi's e os anti's e os eddie's a acusarem-vos de estarem a ser frouxos.
Força camaradas, que o AVP é o fascismo.
Vá lá todos em coro, quando o camarada que não se pode nomear disser "3":
Fascismo nunca mais !!!!

Anónimo disse...

Vai brincando e rindo que o último a rir é quem ri melhor.

Anónimo disse...

Até pode rir-se sozinho, que é para onde me dá melhor.
Ameaças dessas já têm um ano !
Já tinham tempo de ter nascido e até agora nada !
Vá-se catar caso tenha pulga atrás da orelha.

Anónimo disse...

As ameaças não condizem com a personalidade nem com o meu nome.
Dá para ver que não estás a avaliar a situação... é um factor de tempo, acredita. Mantém a calma, que o Jackpot está a rebentar.
Lembra-te ( viste a msg?-28/03 ) que prometi, e é para cumprir, encontrar-nos para conversar e definitivamente DESFAZER dúvidas.
" Passa bem enquanto podes, porque o horizonte não é radioso. Vai ficar nortada e os ventos são desfavoráveis ".
Não penses muito que em breve aliviar-te-ei.
Com consideração...

Anónimo disse...

Há medicação para casos como estes, mas é preciso receita médica e eu nisso não posso valer, pois efectivamente não passou de um enfermeiro de almas perturbadas e desorientadas como a do meu caro comentador.

E já agora, continuo a recomendar aquela de se catar por causa da pulga.

Anónimo disse...

av1 vai esperando, espiao, traidor á pátria, tudo se vai saber, quando tiveres atrás das grades porco imundo traidor