sexta-feira, agosto 18, 2006

Leitura Boa

Volta-se a recomendar como leitura de férias o livro Geração Blogue do italiano Giuseppe Granieri, pela sistematização de ideias que apresenta sobre a blogosfera, assim como a reflexão crítica que faz sobre a sua evolução.
Entre outras ideias-chave, destacaria por agora estas:

a) Os blogs são um fenómeno social e cultural único na História pela forma como deram voz a muita gente e a colocaram a expressar-se livremente e a comunicar entre si.

b) Os blogs não são espaços necessariamente coerentes, antes se caracterizando pela diversidade dos seus conteúdos, mesmo quando têm marcas pessoais ou temáticas distintivas.

c) Os blogs são espaços que, apesar de emanarem principalmente de projectos, gostos e expressões individuais, se abrem para o exterior, ao contrário dos tradicionais sites e portais que se fecham sobre si, apresentando principalmente ligações para conteúdos próprios e não para fora, para espaços exteriores como é a marca distintiva dos blogs. Neste sentido, apesar da sua cimplicidade técnica ou apresentação menos sofisticada, um blog é a fase mais avançada da Rede enquanto veículo de comunicação, divulgação e troca de informação e opiniões.

d) Os meios de comunicação tradicionais demoraram a adaptar-se à nova realidade e ainda convivem mal com ela, tanto por considerarem a blogosfera como uma concorrência que tentam qualificar como menor, como pelo facto dos jornalistas que são bloggers revelarem até que ponto estão condicionados nos seus esspaços tradicionais.

e) O traço distintivo dos blogs é serem formas únicas de expressão individual - e em menor escala, de colectivos - que se afastam dos padrões regulares de transmissão de informação, fugindo aos esquemas de controle e constituindo-se como um espaço de liberdade, a partir de onde se constroem visões particulares do mundo, abertas e intercomunicacionais.

Mas a leitura continua, esperando proximamente apresentar um lote de ligações que Granieri fornece para aprofundamento destas questões. Por agora fica aqui só a referência ao seu blog e a um outro, igualmente italiano, o Comme si fa un blog, essencial para quem gosto nisto e não apenas um vago interesse...

AV1 (de férias, mas não paralítico)

1 comentário:

Anónimo disse...

http://macroscopio.blogspot.com/2006/08/as-novas-guerras-o-jornalismo-de.html

Cá vai o 1º comentário, a estrear, e apresentando uma dúzia de links editados ao longo de um ano...

São dezenas de páginas equacionando as relações entre a blogosfera e a mediasfera

Oxalá sejam reflexões úteis

Best
RPM