quinta-feira, outubro 14, 2004

Efeméride

Entramos hoje na 52ª semana de existência, o que significa que daqui a uma semana completamos o nosso primeiro aninho de vida.
Inicialmente, pensámos assinalar o evento com a inserção de um conjuntos de posts dos nossos colaboradores e amigos que tiveram a paciência de corresponder ao nosso apelo. No entanto, perante a extensão de alguns dos textos recebidos, e para que cada um tenha o seu devido destaque, a nossa equipa achou melhor ir colocando um em cada dia da semana.
O tema aglutinador é o de «Memórias de Alhos Vedros», estando neste momento em carteira os seguintes textos, em princípio a aparecerem por esta ordem:

* Carnaval numa terra sem lei, por José Silva
* Sobre a restauração do concelho de Alhos Vedros, por Manuel Pedro (texto de 1999 a inserir como imagem no fotoblog a partir do original publicado n’O Rio nº 34 e que podemos considerar como o documento fundador do nosso movimento)
* Estórias, por Paulo Guinote (texto original de 1989 que este nosso amigo nos cedeu e originalmente publicado num boletim da CACAV nesse ano ou no início de 1990)
* Futebol de rua, por Filipe Fonseca
* Memórias de 1947, por António da Costa

Em paralelo, integraremos no fotoblog a imagem das primeiras páginas dactilografadas do conto/crónica/relato de Manuel António Bôto sobre Euládio Tarouca, um alhosvedrense que nos anos 30 combateu na Guerra Civil de Espanha. Já existe uma edição em livro com poucos anos, mas é sempre agradável revermos as páginas do original produzido há 30 anos, mais exactamente em Dezembro de 1974.
Fizemos esforços, mas até agora infrutíferos, para desencantarmos uns exemplares de antigos periódicos de Alhos Vedros (que os houve), mas parece que levaram sumiço os que um nosso parente tinha em depósito.

Para depois ficará a prometida divulgação da transcrição das cassetes que documentam a 1ª reunião do CACETE, que como já anunciámos é o Comité Abrangente para o Combate Eleitoral contra o Totalitarismo de Esquerda, plataforma que inclui todos os partidos que no concelho da Moita estão contra o monopólio do PC na autarquia moiteira.

Sem comentários: