terça-feira, outubro 12, 2004

Manifesto Anti-Média Capital

Agora que os meios de informação estão quase todos nas mãos de dois ou três mega-empresas das quais são a Lusomundo e a Média Capital as principais detentoras destes monopólios informativos ... Faço aqui um apelo ao boicote activo ao grupo Média Capital, cuja política é de acabar com a concorrência comprando e extinguindo depois as mesmas empresas concorrentes; vou dar um exemplo desta política destrutiva: recentemente a Média Capital comprou as rádios Voxx e Luna, a Voxx passava música independente e alternativa e a Luna, do Montijo, passava música clássica, Jazz e música de Filmes de muito boa qualidade, estas duas rádios tinham para mim muita qualidade, mas muito pouca audiência. O grupo Média Capital comprou-lhes as frequências e extinguiu as duas rádios retransmitindo agora nas suas frequências canais de rádio comerciais, sem qualidade, como é a Best Rock por exemplo.
Estas rádios assim como a Rádio Comercial só passam playlists que são um conjunto de músicas que as grandes editoras multinacionais lhes pagam para passarem até à exaustão com o objectivo depois de venderem esses produtos de consumo às dezenas de milhar, devido à divulgação nas rádios do grupo Média Capital.

Os programas de autor estão proibidos nas rádios desse grupo e o disc-jockey que se atrever a passar uma música que não esteja na dita playlist vai aumentar a lista de desempregados deste país.
Isto significa que alguns grupos e artistas portugueses, mas também muitos grupos estrangeiros de qualidade que não estão nas grandes editoras multinacionais nunca são divulgados, porque as editoras multinacionais consideram por exemplo as músicas nacionais não anglo-saxónicas subprodutos da indústria discográfica e sem possibilidade, logo à partida, de sucesso.
Todos os grupos portugueses e artistas nacionais estão neste grupo de menosprezados, exceptuando cinco ou seis fenómenos nacionais que são os Madre Deus, Marco Paulo, os Delfins, a Amália Rodrigues o Rui Veloso e o Pedro Abrunhosa e a isto se resume a música portuguesa que é divulgada em Portugal por este grupo Média Capital e pelas grandes editoras discográficas.

Artistas como Fausto, Paulo de Carvalho, Mind da Gap, Adolfo Luxúria Canibal, Irmãos Catita, Ronda dos quatro Caminhos, Camané ou Francisca, por exemplo, apesar da sua grande qualidade não passam nas playlists deste grupo, cujo dono é também um fervoroso apoiante do P.P.

Agora a Media Capital, está interessada em adquirir parte do grupo que possui a rádio TSF e os jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias, isto quer dizer que vão deixar de existir espaços autónomos de informação e como esta empresa é privada o que sucederá e já está a suceder com o caso do Marcelo Rebelo de Sousa é o regresso da censura, agora duma forma mais perigosa porque é uma empresa privada que detendo a maioria dos meios de comunicação, pode censurar os seus funcionários e colaboradores exercendo pressões económicas sobre eles e o Estado pode pressionar essa empresa a nível político para condicionar a sua actuação, isto é o puro capitalismo selvagem que se instalou em Portugal.
O maior problema é que o monopólio dos media, acaba com a heterogeneidade e a diferença de outras opiniões.
De que serve existir a opção de ter 20 rádios se todas são parecidas ?

Esta empresa não pode continuar impunemente a destruir a nossa liberdade de escolha, por fazer um não serviço a Portugal e aos portugueses, venho por este meio pedir um boicote activo por parte de nós, o público, a este grupo!

Televisão:
TVI

Portais na Internet:
IOL
Portugal Diário
Mais Futebol
Cotonete

Rádios:
Rádio Comercial
Rádio Clube Português
Best Rock
Cidade FM

Revistas:
LUX
LUX woman
MaxMEN
Casas de Portugal

Não Vemos, não ouvimos, não lemos e só podemos ignorar !
Joaquim, o Contraditório (o nosso)

Sem comentários: