quarta-feira, outubro 20, 2004

O triunfo da estupidez

O texto que se segue foi-nos enviado por um leitor enfurecido com uma situação ocorrida no fim da tarde de 3ª feira dia 19, na Escola Básica D. Pedro II.
Como tínhamos referido, não pretendíamos incluir nenhum texto durante a semana em que comemoramos o 1º aniversário que não se referisse a Alhos Vedros mas, como a semana está quase a acabar e a situação descrita é de tal forma ridícula, achámos que não seria de todo errado incluí-lo desde já.
Refira-se ainda que fizemos os possíveis por confirmar os factos junto de outras fontes, desde amigos professores na dita escola como outros pais de alunos(as), e que no essencial a história é fidedigna. O título do post, confessamo-lo, porém, é de nossa autoria.



Sou um vosso leitor ocasional e nunca pretendi colaborar mas a fúria que me enche é tal que este parece ser a única via que tenho para divulgar o que se passou hoje na Escola D. Pedro II, em que a minha filha anda.
Resumindo, fui obrigado a carregá-la às cavalitas às seis e meia da tarde, no final das aulas porque a entrada da Escola estava de tal maneira inundada devido à chuva que ninguém conseguia passar sem ser com água quase pelos joelhos. Explicando melhor, parece que durante a tarde as sarjetas foram ficando entupidas junta ao portão da Escola e quando choveu mais a água ficou sem escoamento e foi acumulando-se até impedir que as pessoas passassem para dentro ou para fora.
O Conselho Directivo da Escola não interrompeu as aulas antes de ser tornar quase impossível passar e no fim da tarde, quando se juntam muitos carros e gente à saída da Escola, estava uma confusão enorme. Os alunos que não se importavam de se molhar foram saindo mas muitas dezenas ficaram retidos e foi possível ser transportados ás costas ou ao colo dos pais ou de outros colegas para de lá sairem. Alguns pais como eu perguntaram à funcionária da entrada porque não abria o portão para irmos recolher os nossos filhos ao interior do pátio, mas a senhora disse que o Conselho Directivo não deixava que eram ordens superiores, que não podem entrar pessoas estranhas à Escola. Que era preciso esperar por quem viesse desentupir a coisa. O que não aconteceu durante pelo menos uma hora ou mais. Ora eu sei muito bem, porque já vi muitas vezes que entram carrinhas e outros carros na Escola quando é preciso, ambulâncias, fornecedores, etc, em situações de emergência e não só. Desta vez, os senhores do Conselho Directivo acharam que não era uma emergência terem dezenas de crianças (e professores que também os vi) retidos na Escola que só sairam com o risco de ficarem ensopados e adoecerem.
Claro que o eterno professor Fernando, com o seu ar de santinho de pau oco estava bem refastelado na sua cadeirinha à espera que tudo passasse para sair pelo que me disseram, porque ele não tem mais que fazer na vida. Como a Dulcinia, outra senhora professora que também só se lembra dos seus interesses e que eu bem conheci quando ainda tinha o nariz como os seus pais o fizeram. Infelizmente para mal da nossa Educação são pessoas como estas que mandam nas nossas escolas e esquecem os deveres mais simples de respeito pelos outros e pela saúde das filhas dos outros pois se fossem deles por certo que podiam entrar no seu carrinho porque não eram pessoas estranhas.
A estupidez desta gente não tem limites e deviam ser chamados à responsabilidade por alguém porque o que aconteceu ontem á tarde foi uma vergonha. De incompetência, de descuido e de desrespeito. Infelizmente o que se passa é que são sempre os mesmos a mandar e ficam anos a fio no poleiro que ninguém de lá os tira. Quando é preciso mostrarem o que valem é o que se vê.
Crianças ensopadas e obrigadas a meter os pés em quase dois palmos de água e a ficarem com sapatos, meias e calças todas a escorrer água. A minha escapou porque a fui buscar mas claro que quando liguei para o telefone da Escola não havia ninguém para me atender porque deviam estar muitos ocupados no quentinho do gabinete.

Os meus maiores obrigados se divulgarem esta minha carta porque sei que não é este um dos assuntos que mais vos interessam

José Manuel Ferreira.

Sem comentários: