quarta-feira, maio 25, 2005

A Biblioteca do Economista-Mirim


João César das Neves, The Portuguese Economy
(Lisboa, Univ. Católica, 1994)

O João César das Neves tanto me faz sorrir pelas más razões (moralismo sexual serôdio) como pelas boas (humor agradável na generalidade de tudo o que não envolva a Igreja Católica).
Na sua área específica - a Economia - o seu posicionamento nem sempre me agrada, em especial quando as suas fórmulas (duvidosas) fogem aos resultado do seu (bom) trabalho de pesquisa.
Ou seja, quando as opiniões que emana não batem com factos que relata.
Mas isso agora não interessa nada !
O que interessa é este interessantíssimo e útil livrinho em que JCN faz um apanhado de várias séries de dados sobre a Economia Portuguesa em poucos mais de 250 páginas, repletas de factos interessantíssimos, desde a possibilidade de detectar o momento em que a dívida pública dispara enormemente - década de 80, do final da AD ao primeiro governo maioritário de Cavaco (a única excepção é o seu governo minoritário) - às próprias considerações tecidas em torno do orçamento de Estado e do papel do sector económico público (pp. 161-165).
O engraçado é que, aparentemente, o peso do Estado na economia não foi travão a nada, apenas diminuindo quando foi necessário começar com a história das receitas extraordinárias para equiilibrar o orçamento (um dos "milagres" dos períodos cavaquista e guterrista, a par da chuva de dinehiro comunitário).

Sem comentários: