sábado, maio 21, 2005

Eleições CMM - A Santíssima Trindade

Está completo o ramalhete de candidatos daquelas que têm sido as três forças políticas mais votadas no concelho, mesmo se o Bloco pode vir a morder os calcanhares dos laranjinhas.
Pela Situação, temos, após algumas dúvidas mais artificiais que reais, João Lobo numa tentativa de rejuvenescer a imagem mais do que desgastada da CDU. Infelizmente, e como é fácil constatar pelo currículo do homem, o rejuvenescimento será apenas geracional já que no plano da carreira política, JL está mais do que comprometido com o que tem sido feito pela gestão moiteira nos últimos 15-20 anos.
Pela Oposição, temos Eurídice Pereira num esforço enorme por mobilizar tudo o que é apoios do PS nacional para assaltar a Câmara. Infelizmente, e apesar da novidade aparente, EP traz o lastro típico de uma aparellhista partidária, sem história ou experiência profissional externo à ocupação de cargos de confiança política nas paragens por onde andou o aparelho rosa. E, mais grave, em paragens onde a obra rosa é escassa ou de valor muito duvidoso. Em seu redor, movem-se alguns (já não tão) “jovens turcos” que produzem verborreia inócua para a comunicação social local mas onde é difícil encontrar uma ideia nova – NOVA – que não seja reaproveitamento de chavões ou denúncias do óbvio, daquelas que até eu aqui sentado, olhando pela janela, escrevo em duas penadas.
Pelo Resto, leia-se PSD, temos a divertida candidatura de Luís Nascimento, a qual tem o condão de, pelo menos a mim, me suscitar o sorriso pelo seu aspecto de caricatura do que é uma candidatura laranja populista. Desde a sua participação no Congresso que entronizou efemeramente Santana Lopes e lhe permitiu aprovar uma moção a favor da liberdade das touradas de morte, que LN parece ter passado a viver nas nuvens e ter encontrado um desígnio na vida. O seu nóvel cartaz de candidato, que vi ontem junto à rotunda da BP só me fez alargar o sorriso ao ler algo como “um candidato independente” ou “uma candidatura independente”, o que é uma afirmação com evidentes problemas de correspondência à verdade, para além de surgir com aquele tipo de foto típica de “bom rapaz” evidentemente enganado com o que anda a fazer.

Perante isto, diria o camarada Lenine, “Que Fazer ?”
Esperar, camaradas (salvo seja...) e amigos(as), esperar e ver no que isto dá, porque nem que seja por eliminação sucessiva, chegaremos a alguma conclusão.

Sem comentários: