domingo, maio 22, 2005

Educação Sexual para todos


Vicente J. Morra, Geração Consciente, Lisboa, Edição Natura, 1949, pp. 19-20.

«É infinitamente reduzido o número de pessoas que estão ao par da verdadeira finalidade do casamento. Em troca, a maioria julga que o matrimónio só representa um vínculo de sexos para satisfazer as necessidades naturais e que os seus filhos são o resultado dos seus actos imprudentes.
Se o cumprimento dos imperativos da natureza fosse normal, nada haveria que objectar; mas é que esses imperativos tornam-se mal em parte, o que faz com que as necessidades sexuais aumentem cada vez com maior frequência, até converter essa função em um vício repudiável. É por este caminho que se chega à luxúria e, com ela, a todas as imoralidades.
Onde melhor poderia realizar-se essa obra educativa é na Escola, nos Institutos de ensino e nas Universidades, por meio de classes especializadas na época que cada estabelecimento educacional considerar mais apropriada. É sabido que presentemente nada se ensina a este respeito e tanto os alunos universitários como os alunos de todas as escolas nada sabem sobre o verdadeiro objectivo do casamento, a que chegam tarde ou cedo. E que poderia dizer-se das classes populares, que não têm a mais leve noção acerca dessa finalidade ? É essa ignorância que contribui para que a raça humana vá degenerando, cada vez com mais refinamento, a sagrada função do matrimónio.»

Texto que condensa de forma ímpar uma noção do que deve ser a Educação Sexual, nem de propósito tida como Educação para o Casamento, o qual é também nem de propósito confundido com Matrimónio.

Sem comentários: