quinta-feira, maio 26, 2005

Colaboração de Manuel Pedro


Foto AVP

A Frente Ribeirinha de Alhos Vedros

Alhos Vedros chegou a uma estagnação que exige uma tomada de posição de todos os Alhosvedrenses.
Somos o caixote do lixo da CMM e do poder moiteiro, senão vejamos:
Meteram-nos no Cais Novo um desmantelamento de barcos que nos custou toda a frente ribeirinha norte.
Toda essa zona de antigas salinas, tornou-se um depósito e Alhos Vedros perdeu por isso uma frente ribeirinha que se estende desde a zona do Moinho Novo até à moita.
No Cais Velho vão desaguar os esgotos do Vale da Amoreira e da Cidade Sol (Barreiro), tornando insuportável estar perto do Rio quando é maré baixa devidos aos maus cheiros e ao risco de se poderem apanhar doenças.
A Associação Náutica, que tem as suas instalações perto do Rio, podria como nenhuma outra, denunciar este estado de coisas, mas pelo menos visivelmente não nos apercebemosde qualquer iniciativa de pressão sobre a CMM para acabarem os despejos dos esgotos frente á sua sede.
Qualquer iniciativa desta Associação que não passe por encerrar tamporariamente as suas instalações e outras actividades como forma suprema de pressão para este problema acabar, é na minha opinião, uma parte do problema e um colaboracionismo desnecessário com o poder a acção da CMM que a todos prejudica, inclusivamente para os utentes das actividades recreativas desenvolvidas no Rio, como a canoagem, ou a pesca desportiva.
Esses participantes em actividades náuticas, deveriams ser avisados para os perigos das doenças que podem apanhar, devido ao estado extremamente poluído e infecto das águas na zona do Cais Velho e advertidos para a extrema periculosidade de caírem às águas, o que é francamente absurdo para a actividade de uma Associaçlão Náutica.
Na zona da Quinta da Fonte da Prata, a “betonização” está imparável e serão mais de 10.000 pessoas que irão ver os seus esgotos a correr livremente para o Rio. Sei que fizeram uma espécie de tratamento de esgotos na nova urbanização, mas a velha não a possui e penso não serem estas pequenas estações de tratamento de resíduos sólidos que resolvem a questão, mas sim ETAR’s.
Mas infelizmente continuam as ladaínhas, lamentações e desculpas para a incapacidade de criar a ETAR da Moita/Barreiro, sem que nada mude e a frente ribeirinha de Alhos Vedros possa deixar de ser o vazadouro a céu aberto dos dejectos alheios.

Em breve desenvolverei a minha análise sobre o caos urbanístico de Alhos Vedros, com todas as suas antigas fábricas em ruínas, sobre o desprezo a que a CMM vota o património histórico da nossa vila, acabando com aquelas que acho serem as conclusões óbvias a partir de tudo isto e as soluções que proponho para a inversão desta situação de declínio, abandono e evidente colocação de AV na base da escala de prioridades da acção da autarquia moiteira.

Manuel Pedro

Sem comentários: