domingo, outubro 23, 2005

A Educação - Preliminares

Tinha prometido alguns textos sobre Educação, mas fiquei-me pelo primeiro (Educação e Demagogia) devido às peripécias da passada semana.
Outro está em preparação (Educação e Engenharia Social), mas entretanto surgiram por estes dias várias listas com rankings não-oficiais das Escolas Secundárias e algumas palavras são devidas desde já, até porque já o fiz quanto uma lista anterior apareceu, com as Escolas do nosso concelho muito perto do fundo da tabela.
Ao contrário de muito bom pensamento de esquerda igualitária, eu acho que estas tabelas são muito úteis, em particular quando permitem detectar padrões de evolução; e no caso presente com três anos já disponívgeis é possível tirar algumas ilações.
A que usarei mais extensivamente durante a semana é a que foi coligida pelo Expresso e da qual são retiradas as Escolas com menos de 100 exames, porque é injusto classificar estabelecimentos de ensino com 10% ou 5% dos exames de outras (por isso é que o Colégio Mira-Rio aparece em 1º lugar em outras tabelas, pois apresentou apenas 25 alunas a exame).
Mas fiquemos pelos preliminares mais evidentes:

a) As escolas do concelho estão bastante mal colocadas (420º lugar da Sec. Baixa da Banheira e 480º da Sec. Moita em 525 escolas).
b) A tendência, ao contrário de concelhos como o do Montijo (em que as subidas foram assinaláveis nestes anos), é de descida, com destaque para a Sec. Moita (de 454º para 480º), enquanto a evoluçao da Sec. B.B. é mais oscilante.

Isto significa que algo anda e continua mal com a Educação no concelho e as causas são variadas, desde o regime de part-time dos seus órdãos de gestão (o meu caríssimo Carromeu como Presidente/Vereador deixa muito a desejar - nos dois lados) a uma cultura de laxismo que se estende desde há décadas que atinge grande parte da comunidade educativa (eu conheci-a nos anos 70 pós-revolucionários) e que se prolonga por auto-desculpabilizações de fraco valor argumentativo. Isto não significa, no entanto, que não existam certas "elites" mais favorecidas, como o eram as velhas turmas do início do alfabeto, com a malta do centro da Moita de paizinhos mais exigentes. Isto nunca esquecendo as dificuldades naturais de uma zona em longa depressão económica e fraquíssima oferta cultural.
Mas a tudo isto voltarei brevemente, retomando o que há cerca de um ano já escrevi.
AV1

Sem comentários: