domingo, dezembro 11, 2005

Séries míticas da TêVê


A primeira série televisiva que me recordo de me ter impressionado valentemente foi esta fabulosa série britânica cuja produção atravessou todos os anos 60 (1961-69) e renasceu, efémera e desnecessariamente entre 1976 e 1978, a cores, da produtora americana ABC, com a designação de The New Avengers.
Mas aquilo que aqui nos traz é a série original que, desde a música do genérico que para mim ganha à da Missão Impossível (espero que o Castpost tenha colaborado, mas desde ontem que não o faz...) até à estética entre o estilo-retro (o agente John Steed interpretado por Patrick McNee) e a sofisticação (a Ema Peel da então deslumbrante Diana Rigg, que seria substituída por uma mediana Linda Thorson), não esquecendo os enredos deliciosamente incredíveis.
Ao contrário de outras séries da época que derivavam de fora da TV (da Banda Desenhada ou da literatura policial ou de FC), Os Vingadores foram pioneiros no desdobramento da sua marca, dando origem a uma mania que passaria por dramatizações dos episódios e transposições para a BD.
Mas com poucos anos de idade, e mesmo antes de conseguir acompanhar as legendas, isso para mim ainda era completamente desconhecido e ficava apenas a sedução visual e auditiva de uma série que teria legiões de fiéis que ainda hoje animam muitos sites sobre a série (aqui, aqui ou aqui, apenas a título de exemplo).
Efeito igual só viria a ter, e exceptuando desenhos animados ou séries cómicas, alguns anos mais tarde a também mítica Balada de Hill Street.

AV1

Sem comentários: