sexta-feira, março 03, 2006

Carnavais mesmo ao lado

Estive recentemente a falar com uma pessoa envolvida nos desfiles carnavalescos do Barreiro, que a CMB coordenaou e a que chamou o Carnaval do Movimento Associativo, pois nele participaram diversas organizações associativas do município.
O desfile parece ter sido bastante animado e mobilizou mais ou menos o mesmo número de foliões do que o de Alhos Vedros, embora este dependesse apenas da SFRUA.
Esse meu amigo que esteve ligado à área musical, contou-me que cada músico recebeu 75 euros por participação diária, o que equivale a 150 euros por Domingo e 3ª feira.
Diz-me ele que cada "cavalinho" levava 10 músicos e que terão sido 5 os ditos "cavalinhos", menos que a dúzia inicialmente prevista.
Se fizerem as contas, facilmente chegarão ao quantitativo de 7500 euros de pagamento só aos músicos envolvidos, verba essa disponibilizada pela autarquia.
Sobre o resto dos custos não me vou pronunciar, porque não sei os elementos concretos todos, mas já por aqui perceberão que no Barreiro, a Câmara local investiu em grande no Carnaval e na mobiização e apoio ao movimento associativo envolvido na actividade.
Por cá, os 10.000 euros de subsídio ao Corso de Alhos Vedros ainda provocam urticária aos que não sabem distinguir a iniciativa associativa da SFRUA e a cor partidária do seu principal responsável; ou então acham que devia ser tudo para o apoio a Conselhos Taurinos e jantares de aficionados que depois são posterizados na revista Tauromaquia.
Não sei se, como no Barreiro, a CMM tivesse o controle absoluto das coisas e pudesse por e dispôr de tudo as verbas não seriam outras e gastas sem protestos, tipos, sei lá... festas da Moita e Congressos de Vila e Cidades Taurinas ou que raio aquilo se chamava...

AV1

Sem comentários: