sábado, março 04, 2006

Com o mau tempo...

... as gaivotas locais andam todas por aí a pairar.
Em defesa do Banheirense e em especial do Nuno Cavaco, apareceram todos os zombies da blogosfera local, do mítico Vigilante ao comatoso Alhosvedrense (aquele que era um grande democrata quando tinha comentários, mas continua a ser quando os cortou a todos), passando por todos os milicianos trauliteiros das ameaças veladas e explícitas e inquéritos na ponta da língua e do dedo.
Como nos definimos, não apenas pelo que somos, mas também por aquilo a que nos opomos e aos amigos que temos e que surgem em nossa defesa, quando o traseiro arde, vou fazer os possíveis por - tal como com o Alhosvedrense - não intervir na tertúlia do Banheirense, herdeira directa da outra, que também queria ter face civilizada, mas a que a máscara caía a cada tropeção.
O poder moiteiro que temos é assim, incapaz de gerir a crítica sem ameaçar, sem insinuar, sem caluniar. Os preturiões do regime surgem logo em catadupa, desdobrando-se numa vaga destinada a abafar tudo o que não conseguem compreender, intimidar ou enquadrar.
Em homenagem a isso, dedicarei algumas postas de pescada próximas a analisar o que mudou nos últimos tempos e o que motiva que mesmo os mais civilizados do grupo sejam incapazes de manter formas de diálogo com as opiniões discordants.
O monopólio do poder é um mal em si e tanto maior quando mais fraco é o carácter e forte a ambição de mais e mais poder sem oposição.

AV1

18 comentários:

Ponto Verde disse...

Nem mais!

Os anónimos são espécie a abater...

Os que se assinam devem ter ao fim da semana uma classificação no partido e um quadro de mérito militante ... a caricatura do post anterior benm que se podia aplicar a nível local e blogueiro

Anónimo disse...

Eu assino e não tenho partido, nem respondo perante ninguém.
Considero que estás a ser incorrecto com o Banheirense, av1.
Acho que nenhum dos Bloggers do Banheirense ofendeu fosse quem fosse, eu por mim mantenho a postura que sempre tive, não entro em discussões, até porque não tenho ideia do teor das acusações que andam a fazer uns aos outros.

Anónimo disse...

Quando digo que não entro em discussões refiro-me obviamente ás "guerras de ofensas" que estão a acontecer.
Discuto sim os assuntos dos posts ou outros assuntos que ache importantes lançar.

joao figueiredo disse...

como é evidente estou em desacordo com muitas das ideias que este texto defende.

O Banheirense é um blog com 4 membros, dois dos quais eleitos pela CDU, não é um portal da CDU na freguesia nem no concelho.

os trauliteiros anónimos não são nada mais do que isso mesmo, trauliteiros anónimos. qualquer tentativa de anexação da sua acção ao nosso blog é abusiva. os membros d'O Banheirense definiram como princípio da sua a acção a identificação como forma de responsabilização.

Procuramos o debate, e o insulto incomoda-nos, mas não nos responsabiliza.

Anónimo disse...

Caro AV1 não se vitimize que lhe fica mal. Em vez de atacar o desabafo no NC chamando-lhe queixinhas, porque é que não lhe perguntou o que queria como fez no post anterior. Acho que deixar-se intimidar por anónimos mostra falta de objectividade. Penso que gosta de debater ideias mas também gosta de ver filmes: "Entretanto eu vou buscar pipocas, porque a sessão de disparate promete.".
;)

Anónimo disse...

Ao Helder Luís há pouco a responder porque ninguém se vitimizou, apenas escrevi que vou deixar certas pessoas a falar sozinhas. Para mais o HL já afirmou que não quis ser membro oficial do Banheirense, por isso....

AO JF, a quem reconheço uma maior capacidade de análise e argumentação, coisa que já reconheci em outro post, resta-me esclarecer que o que designo como "tertúlia" não passa de um par de almas que surgem do nada, em certos momentos de discussão, para a poluir com ofensas pessoais e acusações variadas com as quais posso bem, de tão longe que andam da realidade.

Mas - objectivamente - essa "tertúlia" surge sempre com o mesmo sentido, seja de quem defende, seja de quem ataca, catrapilando argumentos e apenas fazendo o que todos dizem reprovar, mas ... mas... é melhor ficar por aqui.

Anónimo disse...

AO Luís Nascimento, repito a resposta da vitimização.
Quanto à frase em que escreve "Acho que deixar-se intimidar por anónimos mostra falta de objectividade", puramente acho-a incompreensível.

Desde quando é que intimidação revela falta de objectividade, qual é o nexo causal lógico de tal afirmação ?

E quem disse que se deixa intimidar ? Apenas afirmei que, tal como desapareci do Alhosvedrense durante muito tempo para evitar a acumulação de detritos blogosféricos, acho melhor que o Banheirense discuta endogamicamente os assuntos, com toda a gente feliz e de acordo.
Só lá vou perturbar a v/ paz, por isso... se eu desaparecer também desaparecem os outros que gostam de identificar locais de trabalho, nºs de telemóvel e muitas outras coisas que não me afectam, por estarem erradas, mas demonstram imensa falta de hábito de discussão democrática.

joao figueiredo disse...

eu até já tinha comentado com um amigo que se reduzirmos o sucesso apenas ao numero de comentários, o sucesso d'O Banheirense, deve-se apenas a duas siglas: P.C.P e C.D.U..

mas como dou mais importância ao conteudo do que à forma, a maioria dos comentários que se agarram a estas duas siglas, apenas me aborrecem, venham eles donde vierem, até porque não vem sempre do mesmo lado.

Anónimo disse...

Essa do sucesso pelo nº de comentário é gira, pois se fosse como no Alhosvedrense em que aparecia quem escrevesse pim, pam, pum em 3 comentários e o fizesse várias vezes, era um sucesso e os trauliteiros que o faziam, mudavam de nick para aplaudir.

O sucesso não se mede por isso, mas pela capacidade de mobilizar o realmente debate e despertar a opinião pública. Mas claro que se existem, políticas de "capelinha", nem isso funciona.

Mas a verdade é que o Nuno Cavaco disse logo de início que não queria competição de popularidade o que nos indicou logo que, ao contrário do AVP, do Brocas, do AVCity, do Arre-Macho, não iam disponibilizar um contador de entradas que permitisse aferir se têm mesmo público ou se são sempre os mesmos a aparecer.

Aqui os nossos contadores são públicos e transparentes.

Mas, como bem escreve, "cada um albarda o burro..."

Anónimo disse...

Av1 deves ter lido mal, eu não falei em vitimização nos meus dois comentários, aconselho-te a reler.
Eu nunca disse que não quis ser membro oficial do Banheirense, o que eu disse uma vez foi que ainda não tinha aceite o convite feito mas, isso prende-se com questões técnicas que não tenho que explicar.
O mais engraçado de tudo é tu av1, dizeres que há pouco a me responderes por eu não ser um membro de um blog, será legitimo pensar que tu achas que existe alguma superioridade em ser dum blog?

AV disse...

Meu caro Helder, devo-lhe uma explicação e uma clarificação:

Explicação: a da vitimização dirigia-se ao LN.

Clarificação: quando referi a não pertença ao blog, não era nesse sentido, mas no de intervir como se fosse, reagindo ao que é escrito ao blog e seus autores como se fosse a si. Pode fazê-lo, mas parece-me a mim que mais valia deixar porem lá o seu nome.
Ficava mais claro.

AV1

joao figueiredo disse...

como diz o AV1, tiro ao lado...

pelo nuno falará ele, mas eu não sou fotógrafo, o daniel não ganhou dinheiro com estátua alguma, e o luis é apartidário...

só desta vez, e para acabar por aqui

Anónimo disse...

os virus também falam?
ainda por cima não sabem escrever
aqueles a quem te referes são "elder"
que em inglês se refere a alguém mais velho, ancião.
Porque tou eu a explicar tudo isto, és apenas um virus h5n1
Quando quiseres falar comigo virus
sê homem e dá a cara, até lá não passas dum reles cobarde.

Alhosvedrense disse...

Felizmente tenho mais que fazer que escrever no blogue...

Anónimo disse...

O que eu quero dizer com isso, é que simplesmente se deixa arrastar pelos comentários (disparando em todas as direções), perdendo assim o objectivo (linha de pensamento) que tinha demonstrado no blog anterior.

AV disse...

Pois caro Alhosvedrense, isso já se sabe que agora tem muito que fazer, pena que coisas que escreveu quando tinha interesse no blog não se tivessem confirmado, muito pelo contrário.
Em especial aquelas quanto a quem criava blogs para efeitos eleitoralistas e tal.
Que bom que agora já está acima disso.
Talvez daqui a 3,5 anos volte.

AV1

AV disse...

Caro Luís,
Eu não disparo em todas as direcções, aliás, acusam-me de disparar apenas numa, o que também é injusto.

Para além de que, atingido um alvo, não vale a pena ficar a massacrá-lo.
Isso é prática de outros.

AV1

Anónimo disse...

Virus tu nem olhar para as etiquetas sabes cobardolas, aprende a ler e depois talvez eu fale contigo, até lá és um monte de merda indigno de resposta, vou tomar um tamiflu
Eu pelo menos assino o que escrevo já certos virus...