quarta-feira, março 01, 2006

Detalhes orçamentais - O Carnaval e outras festas





Parece ser pacífico que o Carnaval de Alhos Vedros foi um sucesso a todos os níveis, desde a qualidade do desfile à afluência de público, passando pela sua divulgação a nível da própria comunicação social nacional, porque a regional online foi um triste deserto. Salvou-nos a reportagem exaustiva do Oliude no AVCity, devidamente recompensada com níveis extraordinários de acessos
No site da CMM, o Carnaval de Alhos Vedros foi anunciado com a devida menção aos 10.000 euros do subsídio autárquico à iniciativa.
Para quem ache o valor muito elevado - e existem algumas vozes críticas - sublinha-se que esse é um subsídio mínimo em relação ao custo de um desfile deste tipo em outras paragens, bem como a SFRUA precisa sempre de receitas extra (publicidade, aluguer dos fatos) para cobrir as despesas.
Por isso, e atendendo à projecção que os desfiles de Domingo e 3ª feira de Carnaval de Alhos Vedros vêm a ter e a sua capacidade de atracção e mobilização de público sem pretensões de monopoloização da identidade cultural de ninguém, não deixa de ser curioso que aquele valor corresponda a apenas 2,5% dos 400.000 euros que a CMM orçamentou para a rubrica "Feiras e Festas Tradicionais" (código de despesa 0602030547), descendo ainda mais esse valor se incluirmos outras rubricas aparentadas e distribuídas pelo Orçamento para este ano.
Por tudo isto gostaria de ver quanto é que vai ser a generosa contribuição da CMM para as Festas de Maio e Setembro na Moita, as quais têm uma vertente comercial muito maior e deveriam ter uma capacidade de auto-financiamento bem maior do que um Corso carnavalesco que se limita a desfilar pelas ruas da nosa vila após quase um ano de trabalho.
Mas os orçamentos quando nascem não são iguais para todos, nem para todas as terras do concelho.

AV1 (e não me venham dizer que isto é um elogio descarado ao V. Cabral, aqui retratado pelo Oliude, porque em parte até é e é merecido, políticas à parte)

7 comentários:

oliude disse...

Completamente de acordo, Amigo AV1.

Anónimo disse...

A divulgação do carnaval de Alhos Vedros (e de outros) foi feita na POPULAR FM 90.9.
Aliás, a emissora de Pinhal Novo acompanhou durante duas horas consecutivas (15/17 horas) com reportagem em directo o carnaval de Alhos Vedros, Barreiro e Pinhal Novo.
Para que se saiba.

AV disse...

obrigado pelo esclarecimento.
A nossa crítica dirige-se principalmente a outros destinatários, mas vamos divulgar esta vossa iniciativa.

AV1

Zelupi disse...

Aliás se não fosse a "carolice" de muitos a andar a bater de porta em porta a arranjar publicidade o Carnalva em ALhos Vedros já tinha acabado.
Só a titulo de exemplo normalmente a receita da bilheteira dos bailes não dá sequer para pagar ao conjunto musical, sei que vão dizer que sempre há a receita do bar, mas esse só dá lucro durante o Carnaval, pois desde que acabaram a Guston e a Gefa acumula prejuízo durante o resto do ano.

AV disse...

A triste verdade é essa, mas outros núcleos festivos do concelho dão-se ao luxo de publicar revistas gratuitas e ter sempre garantia de presença do poder nas comisõs de honra de todas as iniciativas e apoios mil...

AV1

nunocavaco disse...

Discordo com o Av1 mas reconheço todo o esforço e dedicação do Vitor Cabral para a realização do evento. O amigo Av1 acusa a C.D.U. de se refugir nos deveres do poder central mas faz precisamente o contrário, pensa que a Câmara deve finaciar jornais, pensa que a Câmara deve dar um campo a este e aquele, pensa que a Câmara deve editar isto e o outro,... assim não, um pouco mais coerência.

Anónimo disse...

Eu até lhe respondia se algo do que escreveu fizesse sentido ou, no mínimno, correspondesse a algo que escrevi.
Como nunca afirmei que a CMM deve financiar jornais (os 60000 euros para o BM levam a verba disponível), como nunca, mas NUNCA, falei em campos de futebol que devem ser dados e apenas achei que a Câmara tem como misão divulgar a memória do concelho -e nem sequer aí incluo a proposta de livro sobre o Corso -, posso escrever que o amigo NC não tem já qualquer tipo de capacidade de argumentação lógica sobre o que aqui se escreve e, como de costume, distorce tudo de acordo com os seus interesses, técnica usada desde os tempos em que o articulista desta semana no JM era um jovem como o NC.

:D