quinta-feira, março 02, 2006
Não era uma má ideia...
... que o embalo que o desfile do Carnaval de Alhos Vedros foi ganhando nos últimos anos, em conjunto com a cobertura fotográfica que foi sendo feita (o ano passado pelo Brocas, por exemplo) e que este ano atingiu um nível excelente com o trabalho do Oliude e de outros que também andaram aos "bonecos", pudesse dar origem a um qualquer documento que servisse de cartão de apresentação para outros Carnavais futuros.
Penso principalmente na produção de algo como um livro ou álbum comemorativo de qualidade, onde se recolhessem os elementos existentes sobre a história recente do Corso (os temas, os carros alegóricos, etc), bem como memórias de Carnavais anteriores, mas com o destaque a ser dado à imagem dos desfiles, em especial destes últimos que revelaram um maior apuro e aprumo.
Acredito que, com os apoios certos e a necessária visão dos poderes político e económico, seria possível produzir algo de que todos os alhosvedrenses e o próprio concelho, se pudesse(m) orgulhar, pois não chega fazer retrospectivas de largadas e touradas para satisfazer apenas alguns.
Os desfiles do Corso de Alhos Vedros são cada vez mais populares e conseguem atrair gente de fora, ao mesmo tempo que congrega a vila em seu redor nesses dias.
Por isso, é mesquinho andar a criticar os apoios concedidos que estão longe de cobrir as despesas, enquanto se pode gastar isso num único concerto no Fórum José Figueiredo sem que ninguém se queixe. Não estou contra nenhum tipo de apoios ao funcionamento do Fórum e quase consigo conceber o massivo apoio dado (financeiro e logístico, pois a malta da CMM faz o trabalho todo de preparação) às festarias taurinas da Moita, mas pelo menos deixem que em Alhos Vedros se faça alguma coisa.
Também por isso, e retomando o fio à meada, que tal pensar-se num álbum retrospectivo do Carnaval em Alhos Vedros e todos colaborarmos na medida dos nossos meios ? Uns com as fotos, outros com textos, aqueloutros com o apoio institucional e/ou financeiro (leia-se aquisição de exemplares para Bibliotecas ou oferta a clientes) ?
Não nos ficaria nada mal e até um fã moderado destas coisas como eu, muito pouco dado a Carnavais e bailaricos, aceitaria colaborar graciosamente, sem ser preciso dar a cara nem nada.Pensem nisso e depois digam qualquer coisinha.
E chateiem o V. Cabral e a nova direcção da SFRUA se for preciso.
Deixem-se de conflitos de egos e vaidades e façam alguma coisa a sério para que a nossa terra preserve não só as tradições seculares como também mantenha as que vão nascendo.
Sem pretensões de hegemonias, mas antes com a abertura de espírito que deve marcar a identidade alhosvedrense.
AV1 (abusando de mais uma foto do Oliude)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Da minha parte podem contar comigo. Tenho cerca de 470 fotografias tiradas nos dois dias de Corso este ano.
podem contar com as minhas 2 ou 3 deste ano, e duzia e meia de 2004
Enviar um comentário