terça-feira, março 21, 2006
Não eram más ideias...
... neste dia que foi dedicado às árvores e ás florestas, que fizessem algumas coisas simples pela Natureza no nosso concelho.
Antes de mais, preservar as espécies nativas da região, que estão adaptadas às características do solo e á precipitação, em vez de as substituírem por espécies importadas, mais ou menos exóticas, que requerem cuidados muito mais intensivos, por exemplo em matéria de rega, ou que estão desajustadas do próprio clima.
Em seguida, não destruir coberto vegetal que demora décadas a voltar a crescer, substituindo-o por caniços, metade dos quais morrem antes de saberem ao que vinham.
Tentar que as crianças daqui por uma ou duas gerações não olhem para sobreiros, pinheiros, oliveiras, salgadeiras, chorões e outras plantas, encontrando-os apenas nos livros como se fossem vestígios paleontológicos, vindos de outras eras.
Compreender que é necessário enquadrar as zonas residenciais, não para as limitar mas para as enriquecer, com zonas arborizadas que não sejam meros renques ou mini-espaços verdes sem qualquer tipo de valor em termos de ecossistema.
Procurar que, já que a avifauna está reduzida a meia dúzia de espécies de pequeno porte, mesmo assim mais do que as que restam de pequenos mamíferos e roedores, pelo menos a fauna marinha que sobrevive não continue a ser objecto de agressões variadas a partir das zonas ribeirinhas com o despejo de lixos.
E já agora, esta ideia do Oliude até que não é nada má, a menos que as palmeiras tenham outro destino ou que já tenham entregue a seiva ao criador.
AV1
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
As palavras certas para este dia especial!!!
Gostaria muito que elas se transformassem em acções
efectivamente realizáveis!!!
Enviar um comentário