sábado, março 18, 2006

Novos Municípios, Nova política local !

Este Fórum foi iniciado no Banheirense, por João Figueiredo, mas já anteriormente abordado aqui no AVP, pelo AV1 e o AV2, vamos continuar aqui o seu debate, porque esta é a grande questão e o principal motivo de existência do Alhos Vedros ao Poder !

"A questão do modelo para as autarquias (e não refiro estritamente ao seu financiamento mas sobretudo à sua estrutura e organização) tem sido levemente aflorada em alguns comentários neste blog, e anteriormente no AVP . O tema reveste-se agora de ainda mais interesse, dado que foi publicitado que este Governo se prepara para tentar a fusão de algumas freguesias.

Sabendo perfeitamente que lançar a ideia para uma revolução completa da estrutura das autarquias, alterando profundamente o modelo existente e enraizado na sociedade portuguesa, e num espaço como um blog local de expressão reduzida a não mais que uma dúzia de cibernautas, é pouco mais que nada, e tendo a perfeita noção que uma transformação destas nunca irá para a frente, nem que seja pela necessidade de uma grande cedência de poder da parte de quem o tem, tanto a nível nacional, como local, proponho à vossa discussão o seguinte:

. Fim das Juntas de Freguesia.
. Fim das Assembleias de Freguesia.
. Multiplicação dos Municípios, com aumento das suas responsabilidades.
. Criação de organismos supra municipais, que poderiam ser criados pela associação de municípios de uma dada região.
. Fim das Comissões de Coordenação Regionais.
. Fim dos Governos Civis.

Este modelo permitiria um aprofundamento da democracia através de uma maior aproximação dos munícipes ao poder autárquico efectivo, e valorização do papel dos municípios em detrimento dos governos civis (resquícios do regime fascista) e das comissões de coordenação regionais (que não passam de uma tentativa de regionalização encapotada para dar abrigo a mais alguns fregueses habituais das nomeações governamentais).


João Figueiredo"

Resposta:

No essencial concordo com os tópicos apresentados por no Blog “Banheirense” e acho mesmo muito importante a ideia aventada por João Figueiredo de se acabarem com as CCRs e os governos civis.

O acabar pura e simplesmente com as juntas de freguesia, não pode ser uma regra, mas antes uma medida de excepção...vamos chamar-lhe uma mudança de objectivos.
No caso urbano ter-se-iam de encontrar ou criar, organismos que contactassem com as câmaras, porque as juntas de freguesia são o organismo mais próximo das populações.
Mas as juntas de freguesia não têm vindo a cumprir as suas funções, por isso acho que comissões de bairros serviriam para interligar estas comissões e os organismos de poder local, isto nas zonas urbanas, mas nas zonas rurais, tal não poderá ser feito, devido ao grande espaço territorial que abrangem.
No futuro acho que as funções das freguesias, teriam de ser as que hoje têm as delegações municipais, mas com actuações na área de serviços aos mais carentes.
Serviços de apoio à terceira idade e aos deficientes, com uma equipa para esses casos específicos
O apoio a clubes e associações de bairro tem de ser camarário, não se justifica que a câmara e as juntas de freguesia, apoiem simultaneamente, os mesmos eventos.
Concordo com a multiplicação de municípios, mas acho que tem de haver em primeiro lugar uma discussão pública e depois referendar-se aos cidadãos das localidades em causa e aceitar a sua opção.
No caso do concelho da Moita, no futuro poderiam existir três municípios, embora eu ache que o actual concelho da Moita deveria ser dividido pelo rio da Moita, restaurando-se o antigo concelho de Alhos Vedros, mas com a integração da Baixa da Banheira e do Vale da Amoreira, neste município, porque considero que a vila da Baixa da Banheira e a localidade do vale da Amoreira, que também deveria ser vila, formam uma unidade e são tanto a nível cultural como geográfico indivisíveis, mas só a livre votação das suas populações em referendo é que será para mim a decisão final, não se pode ir contra a vontade das populações e democraticamente aceitarei qualquer resultado, por isso as soluções seriam diversas, a Baixa da Banheira por exemplo poderia continuar a pertencer ao concelho da Moita, ou fazer um concelho independente com o Vale da Amoreira ou optar por pertencer ao concelho do Barreiro, ou do Lavradio, quem sabe.
Acho por isso que tem de existir um largo debate onde todas estas possibilidades sejam expressas e depois referendadas em cada freguesia.
-As associações livres, de municípios, deveriam servir para salvaguardar aspectos que são supra-municipais, como as ETAR, os transportes colectivos inter-municipais, ou a recolha e tratamento de lixos, como é actualmente feito pela AMARSUL, com uma gestão participada dos municípios, empresas públicas e privadas.
-Os municípios, têm como objectivo, ou deveriam ter, melhor dizendo, o cuidar o melhor possível dos seus munícipes, por isso acho que têm de ser dimensionados para os aspectos educacionais.
As escolas básicas e secundárias, deveriam ter uma gestão co-participativa, em que os municípios colaborassem, especialmente nas áreas desportivas, artísticas e de abertura para com a vida cultural e empresarial dos municípios. Dever-se-iam criar expectativas de emprego na região, para os estudantes dessa região, no nosso caso e devido à grande faixa ribeirinha, dever-se-ia apostar na aquacultura por exemplo, ou na retoma da extracção do sal marinho, devido às suas grandes qualidades para a alimentação.
Uma forma de se criar o interesse dos estudantes para isso seria a criação de salinas e aqua-culturas modelo, geridas pelos municípios em conjunto com as escolas.
Também os ciclos da cortiça e um futuro Museu da cortiça, seriam outras possibilidades de se dimensionar de novo a nossa região, que já foi a mais importante e inovadora do País na sua transformação, com fábricas como a Corticeira Ibérica, que na década de 1970, inovou na fabricação de aglomerados.
O artesanato e pequenas e médias industrias de transformação da cortiça, poderiam ser criadas porque esta nobre matéria pode ser transformada em objectos de arte, de moda de vestuário ou de calçado.
A interligação do meio com as escolas pode ser a solução para se criarem novas empresas que produzam produtos de grande qualidade, não necessariamente em grande quantidade.
O dinamismo que se poderia criar com competições desportivas e culturais, mas também cientificas, realizando-se torneios entre escolas do próprio município e escolas de outros municípios, poderiam pela competição, ser um factor de melhoria dos níveis de ensino, porque as escolas desejariam ser as melhores do município e ser também as melhores do distrito.
As escolas deveriam ter cursos especiais sobre temas que interessam às regiões, por exemplo às Artes tradicionais, como os ainda resistentes estaleiros de construção naval tradicional em madeira que ainda existem no concelho da Moita, no Gaio e em Sarilhos Pequenos, para incutir nos estudantes uma ideia do meio em que vivem.
Com a multiplicação de municípios esse factor competitivo, também serviria de motivação para o desenvolvimento dos municípios, porque havendo uma identificação dos munícipes com o seu concelho, as rivalidades teriam uma expressão positiva, o que não acontece agora em que por exemplo Alhos Vedros se sente menosprezado em relação à Moita e em que a motivação dos Alhos Vedrenses para contribuir para um concelho que os pretere em relação a outras freguesias não existe.
Não há um reconhecimento afectivo, mas apenas formal do poder moiteiro, e isso resulta apenas num virar de costas entre ambas as populações e uma desmotivação dos cidadãos, porque a ideia que a Moita tem do desenvolvimento é antagónica com a maneira que os Alhos Vedrenses têm das possibilidades de desenvolvimento para a sua terra.
As prioridades chocam frontalmente e isso vem vindo a impedir o desenvolvimento de ambos os concelhos.
Na cultura, os municípios têm de se abrir primeiro aos seus valores locais, só depois aos nacionais e por último aos estrangeiros.
Na minha perspectiva, um rancho Folclórico ou um grupo de Jazz ou Rock , um escritor artista ou actor local terá sempre prioridade em relação a outros fora do concelho.
Por isso acho que se deveriam valorizar os valores locais, só depois os Nacionais.
A programação do Fórum da Baixa da Banheira, peca em minha opinião por não se abrir aos valores locais na área do teatro, música, dança...etc.
Temos de dar prioridade aos que estão mais próximos de nós e isto na minha opinião seria uma Revolução na maneira de pensar dos políticos locais, pois preferem contratar um qualquer grupo de dança espanhol, a contratarem um bom grupo de Jazz local.
Por isso defendo que ao invés dos partidos deveriam haver lista de cidadãos a concorrerem para as eleições locais.
O parlamentarismo ao invés do actual Presidencialismo e muitos outros factores que pretendo abordar quando tiver tempo.

AV2

6 comentários:

Anónimo disse...

Há muito que temos uma discordância profunda nesta matéria, pois sou frontalmente contra a multiplicação de municípios pela mesma razão que a apoias: a competição.
Em vez de competição deve existir articulação das políticas e da criação de equipamentos.
Basta ver o que aconteceu com os hospitais que foram criados na zona Centro e Oeste quando havia dinheirinho. Muita competição, todos quiseram o seu, gastou-se o dinheiro e agora, por falta de coordenação na sua criação, há que fechar uns total ou parcialmente.
Enquanto se olha para estas coisas a partir de um centro com fronteiras muito próximas, perde-se o quadro geral e luta-se por coisas sem grande lógica num plano ligeiramente mais elevado.
Nesse aspecto, sou claramente centralista (restos de pombalismo e de planificação quinquenal estalinista na minha mente), pois não quero um país feito de retalhos localistas.

Daí a minha muito impopular noção restauracionista de que Barreiro e Moita deveriam ser uma unidade administrativa única.

AV disse...

Eu acho que isso que te estás a referir, da Grande Alhos Vedros, parece-me regionalismo.
Os hospitais têm de ser criados pelo poder central de acordo com as necessidades das populações e penso que isso não deve entrar no âmbito camarário.

AV2

AV disse...

Pois, mas a multiplicação de municípios iria, por um lado, exacerbar anatagonismos e, por outro, reduzir a influência de cada um deles.
Quanto ao facto de considerar que os dois concelho fariam sentido juntos, não tem a ver com Alhos Vedros, tem a ver com transportes, com saneamento, com ordenamento do território, com muito mais do que um interesse local.

AV1

AV disse...

Tem um gajo um trabalho do caraças a ter ideias para os cidadãos e a escrever textos que tinham de ser comentados e ninguém se digna a dizer nada...
Os comentaristas de serviço ao poder moiteiro, só atacam, para defenderem os seus tachos, mas não têm ideias nenhumas para os problemas de fundo, da sociedade Portuguesa e tão-se a cagar para Portugal.

AV2

Anónimo disse...

Estão mais interessados em falar das famílias de cada um, como se vê em certas paragens, logo que se tenta discutir qualquer coisa.

joao figueiredo disse...

O texto vai além da simples estrutura organizativa dos municípios, e aponta algumas ideias base para a sua acção.

Começando pelo início, Multiplicando os municípios, substituindo-se por câmaras municipais as maiores freguesias, teríamos uma aproximação efectiva dos orgãos e eleitos aos cidadãos. As delegações municipais farão sentido em municípios de maiores dimensões. Continuar com as freguesias parece-me o mesmo que deixar para trás um resquício inútil, muito dado a sobreposições de competências, como no caso que refere.

Eu não tenho nada a ideia que a multiplicação dos municípios vá criar uma competição entre estes. Aliás, a própria necessidade de criação de estruturas supra-municipais, desejavelmente por associação livre de municípios contraria essa ideia.

E é claro que estas propostas de novos municípios teriam que ser referendadas aos munícipes. Eu, por exemplo, discordo que a baixa da banheira e o vale da amoreira tenham as mesmas características de alhos vedros.

Quanto às competências dos novos municípios estamos novamente de acordo em muitos pontos acordo, e quanto à educação incluo as rede de amas e o ensino pré-escolar, que actualmente não é apenas da responsabilidade dos municípios. Ainda se mantêm alguns organismos sob a (ir)responsabilidade da Segurança Social. A interligação escola-município-meio local (onde neste meio local incluo as forças vivas como o associativismo e as empresas) parece-me essencial. Ainda no campo da educação sou a favor da criação de bolsas de estudo municipais em determinadas áreas consideradas essenciais à actividade económica do concelho. O retorno desse investimento poderia ser assegurado com a obrigatoriedade da actividade profissional ser desenvolvida no concelho, sob pena de devolução dos valores investidos.

Não percebo porque não devam os partidos concorrer a eleições municipais. Os partidos são um dos suportes das democracias, afastá-los é caminhar por uma caminho perigoso...

Quanto ao fórum, este veio revolucionar a oferta cultura no concelho, e sei que está aberto a propostas locais, e posso referir já algumas: eu já organizei uma exposição colectiva de fotografia, o Miguel Patrício já lá deu um concerto, o Ricardo Guerreiro vai ter uma exposição de desenho em Abril, e não refiro os eventos englobados na quinzena da juventude. Mas reconheço que ainda é pouco. Venham mais propostas!


A resposta demorou, e está um bocado apressada, mas ando com pouco tempo.
Tentarei trazes este assunto novamente ao banheirense, assim que tiver mais tempo.