terça-feira, maio 02, 2006

Nós e a Europa

Sempre que recebo dados estatísticos comparativos sobre os países da UE ficou com um sorriso imbecial de orelha a orelha.
Nem sei porquê, mas é a verdade.
No exemplar recebido recentemente "descubro" que Portugal está em 17º lugar em PIB/habitante, ou seja atrás de todos os anteriores ao alargamento, mais a Eslovénia e Chipre e ganhando à tangente a Malta. Para além de que o valor é pouco mais de um terço do equivalente no Luxemburgo.
Ganhar, ganhamos em não praticar desporto. Num país que quer ser campeão em coisas que não lembra o diabo, temos 66% de malta que diz nunca ter praticado desporto (apesar das más línguas eu estou nos outros 34%), quando a média dos 25 é de apenas 40%.
Em matéria de Educação até gastamos bom dinheiro (9º lugar em % do PIB de 2001), mas com resultados miseráveis com um 22º lugar em taxa de prosseguimento dos estudos, à frente apenas dos burros ingleses e dos malteses e cipriotas que, apesar disso, ganham tanto ou mais do que nós.
Em matéria de "choque tecnológico", somo os país com estatísticas a esse nível, em que menos empresas têm acesso á net (já as Câmaras é outra coisa).
Em matéria de desemprego em 2004 éramos apenas 11ºs, mas já devemos ter "melhorado" no ranking.
Já em matéria de electricidade, e nem de propósito quanto ao post anterior, estamos em 9º lugar em matéria de preços.
Ahhhh...
Somos primeiros numa coisa:
Em matéria de emissão de gases com efeito de estufa estamos à frente de toda a gente, batendo a Espanha por dois pontos, embora se preveja que entre 2008 e 2012 fiquemos á frente por mais de 10 pontos.
É que realmente isto por cá anda tanta gente tão inchada, que só podem mesmo ser gases.

Zé Estatístico

Sem comentários: