quarta-feira, julho 27, 2005

Galeria das Embirrações - As Falsas Cascatas

Eu já sei que ando cansado e a precisar de férias.
Pois, pois, pois, pois...
Mas para a preparação das ditas é-me necessário ir a grandes espaços comerciais, em virtude de todo o tipo de lojas e lojecas que por lá há.
É verdade que já por natureza não sou grande fã desse tipo de espaços: demasiada gente, demasiado movimento, demasiado barulho, demasiada luz, demasiado estímulo ao assalto à conta bancária.
Mas os promotores destes espaços, prevenindo o stress do consumidor ansioso, pensaram em zonas que eles consideraram relaxantes para o pessoal.
E vai de fazer umas cascatas artificiais no meio ou nos extremos dos grandes centros comerciais, como estratégia para - de acordo com o que leram em algum barato livro de ideologia new age - acalmar os espíritos com o som da água corrente.
Eu não sei qual é a vossa opinião mas, no meu caso, até conheço o som de cascatas naturais e não tem nada a ver com aquelas enxurradas de água em espaços fechados, onde o som não consegue subir e revolteia e volta a entrar-nos pelos timpanos dentro.
Se a ideia era relaxar, a mim aquilo só me consegue irritar.
Como consequência, no Fórum Almada, é inútil convencerem-me a ir, por exemplo, ao Toys'R'Us. No Montijo, é um martírio entrar ou passar pelo topo poente. No Colombo, existe uma zona onde também só passo em último caso.
Será que, sinceramente, sou só eu que acho que aquele tipo de natureza artificial é demasiado artificial e que aquele som, mais do que agradável, suave e relaxante, apenas um ruído repetitivo e chato ?
Ou será que apenas estou mesmo a precisar de ir ouvir cascatas das verdadeiras ?

AV1

Sem comentários: