segunda-feira, julho 18, 2005

Muito, MUITO Bom...

«O que é evidente, mente. Evidentemente.»
António Nóvoa

Foi quase sempre raríssima entre nós a publicação de obras de grande fôlego sobre determinados temas fundamentais para a compreensão da nossa sociedade ou, em alternativa, a disponibilização dos materiais necessários para aprofundar essa compreensão.
Na última década foram saíndo algumas obras desse género (A Situação Social em Portugal, 1960-1995, volume coordenado por António Barreto foi um dos primeiros deste tipo), com maiores ou menores insuficiências, mas ainda muito continua por fazer.
Na área crucial da Educação, onde a Demagogia e o desvario campeiam, António Nóvoa foi realizando ou coordenando diversos projectos essenciais para um melhor conhecimento da nossa realidade.
Agora sai um livrinho com cerca de 125 páginas (e vid ente mente - Histórias da Educação, Edições Asa, Abril de 2005), acompanhado de um preciosíssimo CD-Rom (coordenado igualmente por Filomena Bandeira) onde se incluem um Repertório e um Catálogo da Imprensa da Educação e Ensino, a versão digital do recente e monumental Dicionário de Educadores Portugueses e uma Bibliografia Portuguesa da Educação até 1974.
O conjunto custa 22 euros (19,80 na FNAC) mas vale todo o cêntimo que custa, digo-vos eu que já instalei a coisa e funciona ás mil maravilhas.
Não conheço o homem, mas se o conhecesse por certo que o profusaria de palmadas nas costas à boa velha moda portuguesa.
Bem feito, pá...

Sem comentários: