segunda-feira, julho 25, 2005

Utopias

De quando em vez a revista Nouvel Observateur produz uns números fora-de-série no duplo sentido (são fora da ordem normal e são muito bons). Com o meu francês aprendido a ler revistas de BD (obrigado Tintin, Pilote, Metal Hurlant e a suivre), lá me vou safando na leitura e deliciando com as ideias.
O deste Verão é sobre as Utopias que nos restam no mundo de hoje e tem textos excelentes e ilustrações a condizer de ilustradores e desenhadores de BD como Boucq, Caza e Cabanes.
A primeira das Utopias apresentada é a Utopia do fim da Estupidez (pp. 15-18), que surge antes de utopias como a abolição do mercado, do fim liberalismo, da abolição da fome ou mesmo da instauração da paz perpétua.
Em boa verdade, o fim da Estupidez humana é a Utopia máxima, pois dela dependeria a concretização de todas as outras. Fiquemo-nos pela introdução ao artigo do filósofo Michel Adam:


«Imaginar um mundo desembaraçado da tolice e da violência que ela exerce, seria tentar compreender aquilo que, nos indivíduos, pode entravar o acesso a uma existência moral fundada no reconhecimento de um outrém pensante.»

Sem comentários: