terça-feira, março 14, 2006

Assino por baixo !







Anunciam-se novas medidas governamentais na área da Educação, tornando os últimos cinco anos os mais animados de sempre para aí desde 1973-1978.
Ninguém parece ter uma linha de rumo consequente que siga até ao fim, seja no concurso de docentes, seja na formação de professores, seja no modelo de gestão das escolas (um dos nichos onde os limites a mandatos não existem dando origem a verdadeiros feudos pessoais e grupais), seja na política disciplinar.
Como sou especialista em tudo e algo mais, recomendo aqui a leitura deste livro (O Eduquês em Discurso Directo), não muito pesado, de Nuno Crato, um matemático e divulgador científico (RTPN, Expresso) que desmonta com muita facilidade a aparente sofisticação do discurso pedagógico dominante por cá, aquele que confunde mais com melhor e liberdade com desresponsabilização.
E depois admiram-se que quem define estas políticas meta a filharada em colégios privados.
Pudera ! Elas e eles bem sabem a porcaria que têm feito !
A citação é retirada da revista que vem hoje, gratuita, com o Público.

AV1

1 comentário:

Anónimo disse...

Assisti há umas semanas a uma conferência de Nuno Crato e fiquei fã do senhor. De facto, ele põe a nu as incongruências da política educativa portuguesa das últimas décadas e as autênticas barbaridades pedagógocas que têm sido seguidas (e continuam a sê-lo).