segunda-feira, março 13, 2006

Secção Sindical

Já alguém nos tinha deixado a nota num comentário a semana passada e hoje a notícia ganhou honras televisivas.
A empresa Visteon (ex-Ford Electrónica) sediada no concelho de Palmela pretende rescindir o vínculo laboral com 100 trabalhadoras.
Ao que parece, boa parte dessas rescisões teriam como motivo o facto de, por terem contraído tendinites, essas trabalhadoras beneficiarem de regimes de trabalho mais leves, pelo que serão menos produtivas para a empresa. Isto apesar do anúncio de métodos ergonómicos de trabalho e tudo o mais nas linhas de montagem dos auto-rádios e outros componentes electrónicos.
Resta acrescentar que esta empresa é daquelas que dá bons lucros, para além de ter beneficiado daqueles incentivos que o Governo português gosta de atribuir para cativar o investimento estrangeiro, fazendo grandes parangonas mediáticas (mais aqui), mas que poucos anos depois já começa a querer fugir às responsabilidades assumidas (veja-se o ponto 14 deste comunicado do Governo de Durão Barroso de Junho de 2003).
O dinheirinho entra para investimentos em inovação, mas logo que há hipótese, e nem passaram 3 anos, começam a cortar-se nos custos e nos direitos dos trabalhadores.
Por isso, é que os anúncios de grandes investimentos, anível central ou local, com muitos zeros e milhões são sempre algo problemáticos, quando não se acautelam garantias efectivas de protecção de postos de trabalho, em especial quando se trata de unidades produtivas altamente lucrativas (40 milhões de euros no ano de 2005).
E este parece ser mais um desses casos em que indemnizações de mês e meio de salário por ano de trabalho é muito pouco, em especial na actual conjuntura económica e atendendo á faixa etária das trabalhadoras a dispensar.

AV1 (hoje a sentir-me um bocado sindicalista, já que mais ninguém parece dar por isso)

2 comentários:

nunocavaco disse...

Vá lá concordamos. Subscreto inteiramente.

AV disse...

Mas olhe lá aquela das 3 verdades.
Se calhar, coiso e tal, pica-pau, papagio, catatua, arara e tucano de bico listado.

AV1