sábado, abril 29, 2006

Boa iniciativa...

...e ainda por cima dos irmãos galegos, descoberta com atraso na página 78 da revista Única e numa prosa do Paulo Querido, mas com mais informação aqui.
Algumas ideias: os leitores regulares de informação estão em movimento, com uma erosão evidente dos jornais convencionais, laminados por baixo pela imprensa de distribuição gratuita e no topo pelos novos meios disponíveis na net.
Ou seja, quem quer ler alguma coisa sem gastar passa-se para os Destak's e metro's, enquanto quem quer saber mais do que a formatação jornalística actual oferece, corre em busca do chamado "jornalismo do cidadão", mais próximo da realidade quotidiana, e dos blogs, mesmo se apenas com audiências localizadas.
Mas há mais coisas muito interessantes quer no texto do PQ, quer no espaço do Consello de Cultura Gallega, que nos ajuda a perceber melhor os efeitos da blogosfera e a sua difícil relação com os poderes convencionais, assim como a entender a incompreensão de quem não encara os blogs como algo novo, com novos objectos, novas perspectivas e novas motivações.
É um mundo novo, ainda em ascensão e algo selvagem, apesar das tentativas de condicionamento, normalização e regulação a partir do exterior ou de quem, no seu interior, procura desacreditar este novo meio de circulação de informação e produção de opinião.
Mas o melhor é mesmo lerem o que está disponível.

Zé Rato

1 comentário:

Chapa disse...

Muito interessante! Obrigado pela dica.