terça-feira, abril 25, 2006

Algumas sugestões do dia

Três propostas não muito óbvias e já esgotadas nas livrarias, mas disponíveis em alfarrabistas e boas bibliotecas.
O primeiro livro, que é um marco na história do fenómeno fascista e autoritário na Europa do século XX, foi-me oferecido pelo tradutor e editor, já falecido, homens das editoras do antes do 25 de Abril e de muitas (des)aventuras que contava com prazer e escasso azedume, embora esta obra já tenha sido publicado em 1978, em tempos melhores para a edição quanto a liberdade, mas que viriam a ser difíceis em termos económicos, acabando a Meridiano (a primeira editora dos livros da série Uma Aventura da Enyd Blyton, caso se lembrem) por desaparecer.
O segundo é de alguém que já deu demasiadas reviravoltas políticas mas que, no plano pessoal é extremamente simpático, e em termos analíticos,sempre foi de uma extrema argúcia, sendo a excepção a forma como apoiou Mário Soares nas últimas Presidenciais. Também tive o prazer de me ter sido oferecido.
O terceiro, esse sim pago do meu bolso numa Feira do Livro em que aparecia nas promoções de fim de catálogo, é de um outro brilhante analista político, mais discreto do nque a média, mas extremamente rigoroso. A sua leitura dos primeiros dez anos do nosso actual regime é do melhor que se pode arranjar e incomensuravelmente melhor do que 90% dos aspirantes a politólogos deste país.

AV1

Sem comentários: