segunda-feira, abril 24, 2006

Ora não queiram lá ver !

O despautério destas exigências !!!
Então não é que mudaram as regras dos exames de Língua Portuguesa do 12º ano e vão exigir que os alunos analisem textos que não leram nas aulas ?
Olham'essa !
Que abuso !
Fazer um exame com coisas desconhecidas, como textos de literatura para ler ! E para tentar perceber !
Terror e abominação !
E ainda há professores que acham que pois, que nem sequer lhes mandaram uma sebenta para poderem seguir para fazer a preparação do malfadado exame.
Por todas as alminhas do Purgatório, eu até nem gosto desta Ministra e muito menos de um dos seus Secretários de Estado, o de ar avinhado, mas desta vez fico sinceramente sem perceber !
Então um professor capaz de leccionar um 12º ano, daqueles que se acha de elite, não é capaz de preparar os alunos para um exame em Língua Portuguesa, em que - ao que parece - há a "inovação" de eles serem obrigados a analisar um texto não conhecido previamente, do ponto de vista do conteúdo do discurso e da gramática ?
E alunos prestes a entrarem na Universidade têm medo de um texto desconhecido ?
Já agora vejam lá se é o texto do Lobo Mau e do Capuchinho Vermelho !
Haja um mínimo de decoro nisto tudo, senão acabamos todos a escrever "anónimato" e "anónimamente" pelos blogs desta terra, sem noção que os advérbios de modo não são acentuados há décadas e - isto é matéria de escola primária, mesmo da actual - não se acentuam graficamente palavras antes de antepenúltima sílaba, em especial quando a sílaba tónica é outra ?
Minhas caras e meus caros... vocês estão quase a ir para a Universidade, está bem que lá podem entrar com médias miseráveis e de lá saírem tão mal preparados como entraram, mas ao menos tenham um mínimo de brio nas vossas capacidades.
Protestarem porque vão se obrigados a ler e perceber um texto que ainda não vos mastigaram nas aulas ?
Acham que os dias da vossa vida futura virão todos com manual de instruções ?
Realmente, isto anda mesmo às avessas.

Astrelino Ponto e Vírgula

Sem comentários: