domingo, abril 30, 2006

Porque merece ser lido

Do Arre-Macho, da autoria do Broncas, uma pequena maravilha.
.
«Já em O.T., foi lido o relatório elaborado pela Comissão Específica da Assembleia onde analisou a situação económica e financeira do Munícipio, concluindo ser grave na vertente financeira, pois por evidentes dificuldades de tesouraria irão verificar-se atrasos no pagamento a fornecedores e prestadores de serviços. Os números são mesmo assustadores.
Neste caso, registei o facto de o Presidente nada dizer, passando a bola para o conselheiro, afirmando "saber pouco disto", recurso que voltou a usar quando se tratou do inventário. Sorrindo sempre muito.
Suponho que não passa pela cabeça de ninguém, que o Presidente até pelas atribuições e responsabilidades emergentes da lei pudesse ter tal atitude, sem que da Assembleia ao menos alguém registasse o facto, ninguém falou.
Foi uma vergonha, aquela demonstração de ignorância e ligeireza sobre as questões ali em discussão, em que nem sequer uma palavra, uma frase que ao menos suscitasse confiança foi formulada.
Aconteceu irresponsabilidade num estilo bandalheiro, sempre sorridente, a lembrar o seu antecessor, que os comunistas, e bem, puseram dali p'ra fora.»

Será que, tudo o que aqui escrevemos sobre dívidas a fornecedores e encargos financeiros assumidos de forma pouco responsável, afinal é verdade, apesar dos desmentidos e das acusações que nos foram feitas ?
Então quem é que mentiu durante a campanha eleitoral ?
E quem andou a mentir depois ?

Zé Sempre em Pé (com a p. 29 do relatório e Contas de 2005)

7 comentários:

Cacav AV1 disse...

Mais uma vez,



Quanto à gestão financeira da Câmara, deixa-me dizer-te que no contexto nacional, de incumprimento da lei das finanças locais pelo (des)governo, estamos muito bem.
Tens dúvidas,

então vai aqui

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?idCanal=90&id=197016

Segundo esta notícia, a CMM subiu apenas 10% no endividamento, enquanto que a C.M.Lisboa subiu uns estrondosos 362%; Porto- 154% ... Faro 89% e muitas outras Câmaras com gestão PS até final de 2005 como por exemplo Sesimbra= 131%; Barreiro=61% e muitas outras.
A C.M.M., dentro dos municípios que atingiram o limite da capacidade legal de endividamento, encontra-se em 42º lugar, portanto não gozem comigo.
As Câmaras(14) que estão abaixo da Moita na tabela de esgotamento do crédito apresentam um grau de desenvolvimento muitíssimo inferior ao nosso e em alguns casos são os municípios mais pobres do país como Celorico de Basto.
Afinal parece que não é bem assim quando os papagaios afirmam que a gestão financeira da Câmara é vergonhosa porque além do referido não nos podemos esquecer da obra feita pela C.M.M. e do elevado património construído avaliado em mais de 44 milhões de €.

AV disse...

Eu estou com tuberculose, mas estou bem porque há malta com malária, SIDA e cancro em fase terminal.
Viva eu !

Zé Negas

E as moscas que não apram...

Cacav AV1 disse...

AV1, acho que contigo já não vale a pena. Se todas(ou praticamente todas) as Câmaras do país, tiveram uma subida em 2005, era logo a C.M.M. que iria ficar intacta.
Mas pronto, isto já parece a história do velho, o rapaz e o burro. Se a Câmara não faz-" malandros, não contribuem para o desenvolvimento do concelho, não há actividades culturais, está tudo parado".
Se se faz-" pois é, má gestão, despesismo" e outras tretas por aí fora.
Isto é de perder a paciência.

AV disse...

Se não vale a pena, não vale a pena.
Podes circular pró boteco dos bêbês...

Mas um milhão de continhos gastos só no Fórum e anexos e na Marginal?

Aqui nunca ninguém pediu obras gongóricas para Alhos Vedros, bastava que não deixassem as coisas cair e aproveitassem o que existe.


Só que a BB tem os votos e na Moita era preciso derrotar o PS na Junta. O dinheiro escorreu...

E há gente na Câmara que podia fazer o que não é feito, sem acréscimo de custos, ou fazer o que é feito por gente bem paga, na base da avença.

Não há qualquer tipo de justificação. O mal dos outros não justifica o nosso mal.

Zè Teso

Anónimo disse...

"Mas pronto, isto já parece a história do velho, o rapaz e o burro."

Uhm......a referencia a esta história já foi feita por aí. Das duas uma, ou foi

Não me recordo é bem por quem...ou seja, recordo, mas não me apetece dizer.
Afinal a merda é sempre a mesma, eles só sabem repetir-se consoante o que lhes é dado a ler.
Enfim são uns pobres de espirto

Cacav AV1 disse...

Pobre de espírito, ou gente de má-fé, é todo e qualquer um que não reconhece o desenvolvimento, a qualidade e o bem estar das populações.

O Fórum trouxe qualidade acrescida à vida cultural não da Baixa da Banheira mas de todo o concelho, a menos que o vosso bairrismo imponha, nessas cabeçitas, fronteiras que impeçam a deslocação entre freguesias.

O mesmo se aplica ao bem estar, para a população, decorrente das obras em curso na marginal da Moita ( ao abrigo do POLIS), ou da transformação operada nas Praças da República, em Alhos Vedros, na Moita e, para não me alongar porque a lista não terminaria hoje, o Largo dos Cravos no Vale da Amoreira.

Podia falar do saneamento básico e do abastecimento de água que no domínio nacional nos colocam no Top e em profundo contraste, pela positiva, com mais de 1/3 dos municípios do país.

Podia falar do Programa Especial de Realojamento e de, de, de...
Para tudo isto e mais do que não falei, mas que é público, foi necessário dinheiro e se não veio, como devia ter vindo, dos governos centrais ele teve de sair de algum lado. E daí o endividamento ou empréstimos, a médio e longo prazo, à banca. Operações, todas elas, avalizadas pelo Tribunal de Contas.

Podem dizer o que quiserem mas há algo que não podem negar, o património construído, como referi noutras alturas, avaliado em 44 Milhões de Euros.

AV disse...

Cuidado com os argumentos, não se perceba logo a identidade do emissor... se já não se tivesse percebido.
;)

O Programa Especial de Realojamento, pois... o tal onde a par do realojamento é realmente bom viver porque se paga pouco ou nada...
;)

Quanto à água, lamento discordar mas essa propaganda fácil mesmo com recurso a números, não é totalmente verdadeira, pois ainda recentemente foram divulgados números sobre o preço da água e o concelho da Moita está na categoria mais comum de concelhos (81 no mesmo intervalo), sendo que está mais ou menos a meio da tabela.

E que eu me lembre o saneamento básico fundamental não é obra dos últimos anos, se exceptuarmos aquele depósito entre o Cabeço Verde e o Rego de Água.
Quanto ao Fórum, eu estou careca de dizer que não discordo da sua existência, apenas consta por aí que anda a ser gerido à moda de coisas parecidas do Poder Central, à margem das tabelas da FP e com os amiguismos do costume.

Mas, calma lenhador, que sempre ouvi dizer que dos "pobres de espírito" será o reino dos Céus e cá para mim já chega que eles tenham o reino da Moita só para eles.
;)

Então até logo...

Zeca Diabo