sexta-feira, maio 13, 2005
O Alfarrábio
Como somos invejosos e ficámos a babar com os livros recuperados pelo Pacheco Pereira, em especial aqueles dos tempos da guerra de 39-45, fomos desencantar algumas curiosidades do nosso sótão, como este livrinho de propaganda da Alemanha nazi que circulou em Portugal no início dos anos 40, sem referência a autor, tipografia ou data.
Como este, muitos outros livros, tanto do lado alemão como do lado inglês, eram produzidos especificamente para promover a propaganda germanófila ou anglófila nos países neutros com o objectivo de aliciar a opinião pública para um dos lados do conflito e assim, indirectamente, pressionar os respectivos governos para um alinhamento na guerra.
Como sabemos, Salazar lia pouco e, talvez por isso mesmo, manteve-se neutral, embora nem sempre imune a uns favorzitos por baixo da mesa para os dois lados da contenda, que é sempre o melhor método para não perder tudo no fim.
E o rapaz ganhou, à custa disso e a par de Franco, mas umas décadas no poder com a complacência das democracias ocidentais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário