sexta-feira, junho 24, 2005

Figuras de Sempre



A recente vitória das beiças da Manuela Moura Guedes na nossa sondagem sobre os(as) pivôs dos noticiários televisivos, fez-me reflectir um pouco - sim, sou capaz disso - sobre aquilo que podemos considerar como figuras - ou flagelos - que nos vão acompanhando e povoando o imaginário individual e colectivo ao longo do tempo.
Manuela Moura Guedes é uma dessas figuras há quase 30 anos, desde que em 1978 decidiu ser cantora-pop (Eram Cardos, Eram Prosas do MEC/Pedro Ayres Magalhães ouvia-se até bastante bem) e em 1979 se tornou apresentadora do Primeiro Festival da Canção transmitido a cores, se não estou em erro (ver foto acima), não esquecendo quando se transformou em deputada do PP de Monteiro no pós-cavaquismo.
Tal como uma Serenella Andrade ou mesmo uma Helena Ramos, para não falar de uma Margarida Mercês de Melo, embora sem a imponência de uma Isabel Wolmar, as décadas vão passando e elas vão ficando e nós vamos sendo obrigados a ficar com elas.
Porque, e isso é bem verdade, MMG está prestes a completar meio século e nós nem demos por isso.
Aliás, e pensando melhor, quando a apanhamos no noticiário da TVI, o que nos custa a acreditar é que haja quem aguente hora e meia daquilo. A mim, por certo que pareceria mais de meio século da minha vida.
No entanto, e a acreditar pelos resultados, o fascínio permanece...

Sem comentários: