quinta-feira, junho 30, 2005

Outra ainda a sério !

O nosso amigo Alhosvedrense, postou um texto interessante no qual contrapõe diversos argumentos às críticas mais acérrimas que aqui e no blog do Brocas se têm feito à gestão do João Lobo e da CMM.
Antes de mais um esclarecimento: não tenho anda de pessoal ou mesmo político contra o João Lobo e a CDU (até votei neles nas legislativas), mas tenho muito quanto à forma como tem agido a CMM. Mas isto será assunto para outros detalhes.
Voltemos às ideias do Alhosvedrense, que é o que aqui interessa. Pequeno resumo, embora aconselhe a leitura integral do que ele escreveu:

a) Já começou a recuperação do Parque Infantil da Vinha das Pedras, o que demonstra como a CMM e JFAV vão fazendo obra na nossa freguesia e tirando trunfos ao PS.
b) A praga de cartazes e outdoors que atacou o concelho é da responsabilidade mais do PS do que da CDU e CMM.
c) Houve uma festa na Escola 2,3 José Afonso, onde compareceram João Lobo, Fernanda Gaspar e o Joaquim Raminhos, mas ninguém do PS.

Ora bem, desde já esclareço que não devo ir votar PS nas próximas autárquicas; no entanto, um dos objectivos do AVP é desmontar o spin que é colocado no noticiário e comentário político local, que faz desfocar a representação da realidade em relação à própria realidade. Há textos que, de tão maus e facciosos, não vale a pena falar. Há coisa nas imprensa local que não passam de jogadas de xadrez por parte de peões fraquinhos e que apenas surgem para marcar pontos intrnos nas suas estruturas partidárias.
Não é o caso do Alhosvedrense, que normalmente produz matéria que merece reflexão e o respeito de uma resposta à altura.
Por isso, incluo aqui o comentário que dei no seu post, com um ou outro retoque, tanto eliminando gralhas como acrescentando um ou outro pormenor:

Bom Dia amigo Alhosvedrense,
Supondo que eu seja um dos acérrimos críticos de JLobo e da CMM que cita, vamos lá então ver isto por partes:

a) As Obras - as instalações de apoio às populações, nomeadamente de lazer, não devem ser arranjadas à pressa poucos meses antes das eleições e depois deixadas ao deus-dará 3 anos. Não são intervenções caras; implicam o trabalho de uns quantos homens durante alguns dias e os equipamento se forem mantidos, não precisam de ser frequentemente substituídos. Acredito que seja obra feita, mas acho que se a fizessem regularmente, não teríamos infestações de última hora, em que tudo é feito à pressa e, algum tempo depois, é necessário retocar. O trabalho de manutenção deve ser permanente e percorrer o concelho ou a freguesia de forma planificada.

b) Cartazes - são excessivos, sejam os da CMM/CDU (visam o mesmo, não sejamos ingénuos), quer os do PS que, se bem vi, até existem já em território barreirense. Meu amigo, existem cartazes daqueles pequenotes, brancos e verdes a anunciar intervenções da CMM um pouco por todo o lado, justificadamente alguns, mas nem sempre... ("a CMM deu este terrenos há x anos para fazer isto" ou "Aqui vai fazer-se em 2000 e troca o passo a obra z").
Não vale a pena criticar o estilo Santana quando...
É verdade que o PS parece revelar um desafogo financeiro invejável na campanha pela CMM e que eu gostaria de saber a razão de tal riqueza num período de vacas magras, mas penso que isso seria função de uma imprensa profissional ou do escrutínio sério dos restantes partidos, não de um mero munícipe.

c) Festas - As festas escolares são da organização das Escolas que convidam as individualidades locais: é normal que o Presidente da CMM ou a Presidente da JF estejam, tal como o Director do Centro de Formação de Professores do Concelho sejam convidados.
Mas já será normal convidar pessoas, na qualidade de meros candidatos a cargos para festas de Escolas onde não deve existir discurso político ? E será que a senhora foi convidada ? Não sendo convidada porque deveria aparecer ? Eu, no lugar dela, mesmo convidado não apareceria.
Se a senhora aparecesse sem convite (à moda da socialite Bobonne), sem ter filhos na escola, não sendo mais que uma festa, o que diriam dela ? Então e o que dizer do Luís Nascimento do PSD/CDS ou até do sempiterno Leonel Coelho ? Estiveram lá ?
Vá lá, amigo Alhosvedrense, sei que consegue melhor do que isto. Não tenho nada a favor da senhora, nem irei votar nelaquase por certo, porque a acho digna sucessora de uma atitude "moiteira" relativamente ao Poder da CMM, mas também não exageremos.
Concordamos num ponto, no entanto: para o PS-Moita, Alhos Vedros não é uma prioridade. poderá sê-lo para o VC, mas não para o resto, que tem outros apetites. Aliás o PS só tem estruturas locais na Moita e Baixa da Banheira, e estamos falados.

AV1

Nota final extra importante: A luta eleitoral vai ser renhida. O passado da acção de ambos os principais candidatos vai ser escrutinado, as recriminações irão surgir mas, talvez, fosse mais útil focarmo-nos no futuro e o futuro passa pelo PDM.
A esse respeito a conduta da CMM é altamente reprovável, pelo calendário escolhido a dedo.
A esse respeito, a omissão de denúncia pela Oposição até ao momento é igualmente reprovável.
No fundo, no fundo, os interesses instalados (públicos e privados) que pretendem a construção desregrada por todo o lado de um dormitório de 3ª categoria, à moda da Amadora e Odivelas dos anos 80/90, é que estão a manobrar tudo isto.
Não venham com a história da pressão urbanística por causa das acessibilidades renovadas. Isso só convence quem quer ser convencido ou fica empacado com palavras com mais de duas ou três sílabas.
Neste momento, do Barreiro ao Montijo, passando pela Moita e Palmela, há mais casas do que as necessárias para o próximo crescimento previsível da população local, a menos que estejam à espera da deslocalização de Chelas ou da Damaia para aqui.
Será que teremos aqui algo semelhante à estratégia Judas para Cascais ?
Desqualificar e dormitorizar para vencer ?
Só que aqui já não dá para desqualificar mais, para captar o voto dos descamisados e dos descontentes, capitalizando a insatisfação através da sua canalização contra as injustiças do Poder Central. E se nos lembrarmos, o próprio Judas não teve grande sucesso.

AV1

Sem comentários: