segunda-feira, junho 27, 2005

A Democracia a banhos...

A CMM limita-se divulgar no seu site o calendário das sessões de esclarecimento sobre o PDM e o respectivo prazo de discussão pública, todo na época alta do Estio, e sem grande margem de manobra para esticar devido ao período pré-eleitoral que aí vem. Isto depois de anos de preparação exaustiva, parece que foi o que se conseguiu arranjar de melhor.
No entanto, isso não chega.
Para já porque não é com uma sessão por freguesia que se debate seja o que for. Debater implica trocar informação, elaborar opiniões e confrontá-las, reflectir sobre isso e voltar outra vez a debater. Pelos vistos, não é isso que se pretende. Apenas se julga que a formalidade se cumpre despejando o saco e fazendos orelhas-moucas.
Depois, porque não é obrigando os municípes a deslocarem-se a meia dúzia de pontos de atendimento, com horário de expediente muito próximo do de quem trabalha, que se consegue uma mobilização e uma informação suficientes da população. Quem trabalha fora, quem saia de AV às 8-9 da manhã e regresse pelas 18 horas o que faz ?
Não seria boa ideia disponibilizar online muitos dos materiais que foram produzidos ?
Não é assim tão difícil ou moroso e até daria uma ar de democracia participativa a sério, não apenas a brincar !
Para além de ser uma oportunidade única desta "nova" geração de autarcas no Poder mostrarem que são modernaçoes, que apostam nas novas tecnologias e que não jogam no desconhecimento e ignorância para levarem a sua àvante (belo trocadilho de inspiração marxista-leninista...) .

Vá lá, pratiquem lá um bocadinho de democracia participativa a sério, com que tanto enchem a boca ou, no caso do nosso vereador RG, que tantos caracteres lhe mereceu antes de assumir o poleirito !
Não se limitem a fazer votos de louvor sempre que há um Fórum Social qualquer coisa a protestar contra os maus hábitos do capitalismo, da globalização e de tudo o resto.
Mostrem que são diferentes dos que criticam.
Não tenham medo.
Assumam-se.

E já agora, de caminho, o que é que a Oposição acha disto tudo ? Vai aparecer agora alguém do PS a reboque dos blogs a escrever artigos no Jornal da Moita sobre isto ?
E o senhor pseudo-independente do PSD, acha que a sua missão se resume a pespegar meia dúzia de cartazes mal amanhados nos cruzamentos e a mostrar a peúga branca em pose cosmo-pimba na imprensa local ?
E o Bloco de Esquerda ? Já está só a pensar em ir a banhos ?
E Os Verdes, existem ou não ? Vão assinar de cruz o que lhe puserem em frente, em nome da coesão da coligação ?

Afinal, quem tem medo da Democracia ?

Sem comentários: